Docentes

Raquel Pereira Henriques

:
História
:
Professor Auxiliar
:

Contactos

:
617

Idiomas de Ensino

Páginas online

:

Áreas de Investigação

  • História de Portugal no século XX
  • História Cultural e das Mentalidades Contemporâneas
  • História da Educação em Portugal
  • Didáctica da História
  • História do Mobiliário Português

Projectos de Investigação

  • Outubro de 2018 a setembro de 2021 Membro da equipa de investigação do projeto Memórias Resgatadas, Identidades (Re)construídas: Experiências de escolarização, património e dinâmicas educativas locais (Rescued Memories, (Re)constructed Identities: Schooling experiences and local education dynamics). Domínio Científico Principal: Ciências Sociais. Área Científica principal: Ciências da Educação. Subárea da Área Científica Principal: Educação, (incluindo Experiências, Pedagia, Didática). Domínio Científico Secundário: Humanidades. Área Científica Secundária: História e Arqueologia. Palavras-chave: Memória, Identidade, Património, Cultura. Acrónimo: MRIR. Financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Referência do projeto: PTDC/CED-EDG/29091/2017. Enquadramento institucional/Instituição de acolhimento: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE/UL). Colaboradores: Instituto Politécnico de Castelo Branco, Instituto Politécnico de Tomar.
  • Maio de 2016 a maio de 2019. Membro da equipa de investigação do Projecto Roteiros da inovação pedagógica: Escolas e experiências de referência em Portugal no século XX (Itineraries of pedagogical innovation: reference schools and experiences in Portugal in the twentieth century). Domínio científico: Ciências Sociais e Humanidades; Área científica principal: A Mente Humana e a sua Complexidade - Ciências da Educação; Área científica secundária: Estudo do Passado Humano – História. Acrónimo: INOVAR. Financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Referência do projeto: PTDC/MHC-CED/0893/2014. Enquadramento institucional/Instituição de acolhimento: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE/UL). Outras instituições participantes: Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FL/UP), Universidade de Coimbra (UC), Universidade do Minho (UM).
  • Janeiro de 2010 a junho de 2013. Membro da equipa de investigação do projeto Escolas de Formação de Professores em Portugal: História, Arquivo, Memória, área científica principal “Ciências e Políticas da Educação – Ciências da Educação”. Financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Referência: PTDC/CPE-CED/100797/2008. Enquadramento institucional: Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa – Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Publicações Relevantes

  • 2019. José Magalhães Godinho. Um construtor da democracia. Lisboa: Assembleia da República – Divisão de Edições
  • 2013. Viver e resistir no tempo de Salazar. Histórias de vida contadas na 1ª pessoa. Lisboa: Verso da Kapa. Edição de Livros, Lda. Em co-autoria com Maria Alice Samara.
  • 2013, Dezembro. “Ensino da história e inovação pedagógica na transição para a democracia (Portugal, décadas de 1960 e 1970)” História Hoje – o ensino de história e o tempo presente, Vol. 2, nº 4 – Biénio Agosto 2013 – Julho 2015, ANPUH/Brasil, pp. 125-148. Em co-autoria com Joaquim Pintassilgo
  • 2010. Discursos legais e práticas educativas. Ser professor e ensinar História (1947-1974). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação para a Ciência e a Tecnologia
  • 2010. A formação de professores em Portugal. Lisboa: Edições Colibri. Em co-autoria com Joaquim Pintassilgo e Maria João Mogarro.
  • 2002/2001. Mobiliário – Móveis de Assento e de Repouso, I Volume e Móveis de conter, pousar e de aparato, II Volume. Lisboa: Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva/Museu-Escola de Artes Decorativas Portuguesas. Em co-autoria com Fernanda Castro Freire e Graça Pedroso
  • 1990. António Ferro – estudo e antologia. “Coleção Testemunhos Contemporâneos”. Lisboa: Publicações Alfa

Formação

Ano Grau Área Instituição Classificação
2008
Doutor
História, na especialidade de História Cultural e das Mentalidades Contemporâneas
F.C.S.H.
Muito Bom, com distinção e louvor, por unanimidade do Júri
2002
Mestre
História dos Séculos XIX-XX (Secção do Século XX)
F.C.S.H.
Muito Bom por unanimidade do Júri
1991
Licenciado
Ramo de Formação Educacional em História
F.C.S.H.
15

Experiência Profissional Relevante

  • A) Universitária: desde Junho de 2016: Professora Auxiliar na F.C.S.H. da U.N.L. Coordenação do Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário .
  • De Setembro de 2012 a Junho de 2016: Professora Auxiliar Convidada (em regime de requisição) na F.C.S.H. da U.N.L. Coordenação do Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e coordenação do Mestrado em Ensino da História e da Geografia para o 3º ciclo e ensino secundário.
  • De Março de 2010 a Setembro de 2012: Professora Auxiliar Convidada a 20% na F.C.S.H. da U.N.L.
  • De Março de 2009 a Março de 2010: Docente Conferencista na F.C.S.H. da U.N.L.
  • De Setembro de 1997 até Setembro de 2004: Assistente Convidada Requisitada na F.C.S.H. da U.N.L.
  • B) Ensino Básico e Secundário: de 1990 à actualidade: Professora de História do 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. Estas funções foram interrompidas de 1997 a 2004 e de Setembro de 2012 até à actualidade.
  • C) De Outubro de 2009 a Outubro de 2013: presidente da direcção da Associação de Professores de História (A.P.H.), associação científico-pedagógica de âmbito nacional, sem fins lucrativos.
  • D) De 1996 a 2001 - investigadora no Centro de Estudos de Mobiliário da Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva. Docente de Técnicas de Pesquisa de Mobiliário.

A atualização dos dados é da responsabilidade do respetivo docente e poderá ser feita na intranet.