Acções do Documento

Estágios

A FCSH/NOVA tem, actualmente em vigor, os seguintes tipos de estágios:

Estágios Curriculares de Licenciatura – Opção Livre (para fins de obtenção de créditos académicos, funcionando como uma unidade curricular de 6ects, cujo objectivo é complementar a formação académica). Têm uma carga horária de 168 horas, das quais pelo menos 64 são presenciais no local de estágio. Estes estágios só podem ser realizados uma única vez ao longo da Licenciatura. Estes estágios não obrigam a remuneração dos estagiários ou qualquer tipo de auxílio (estes benefícios são opcionais e ficam ao critério das empresas).

O aluno deve ter um professor orientador na FCSH/NOVA e um orientador no local de estágio.

O seguro de acidentes pessoal do estagiário é facultado pela FCSH/NOVA.

 

Documentação necessária (disponível na Intranet para entregar os originais no NIPAA)

- Três exemplares da Minuta do protocolo da FCSH: MOD.PEC.01 – Protocolo de Estágio Curricular do 1º Ciclo – Opção Livre, devidamente assinadas;

- Ficha de Estagiário;

- Plano de Estágio Curricular Opção Livre, devidamente assinado (elaborado entre o aluno e os dois orientadores).

 

Prazo: Até ao término do período para “Mudar e/ou incluir unidades curriculares” – ver calendário escolar.

 

Estágios Curriculares de Mestrado (para fins de obtenção de créditos académicos, desde que previstos/inseridos no currículo do curso de mestrado – Componente Não-Lectiva) - duração média de 3 a 6 meses (400/800 horas, dependendo do mestrado, definido no Regulamento de cada curso), não podendo ultrapassar o período máximo de 1 ano. Estes estágios não obrigam a remuneração dos estagiários ou qualquer tipo de auxílio (estes benefícios são opcionais e ficam ao critério das empresas).

O aluno deve ter um professor orientador na FCSH/NOVA e um orientador no local de estágio.

O seguro de acidentes pessoal do estagiário é facultado pela FCSH.

 

Documentação necessária (disponível na Intranet para entregar os originais no NIPAA)

- Três exemplares da Minuta do protocolo da FCSH: MOD.PEC.02 – Protocolo de Estágio Curricular do 2º Ciclo – Mestrado, devidamente assinadas;

- Ficha de Estagiário;

- Fazer Registo da Componente Não Letiva no respetivo Departamento.

Prazo: Até ao término do período de “Registo da componente não letiva” – ver calendário escolar.

 

Estágios Académicos (para fins de formação profissional complementar em contexto real de trabalho dos alunos, formalmente inscritos na FCSH) - duração máxima de 3 meses para estágios não remunerados.

A partir dos 3 meses e até ao limite de 12 meses, os estágios terão de ser remunerados*, seguindo a lógica do Decreto-lei nº 66/2011 (1 de Junho) para os estágios profissionais.

O seguro de acidentes pessoal do estagiário é facultado pela FCSH.

 

Documentação necessária (disponível na Intranet para entregar os originais no NIPAA):

- Três exemplares da Minuta do protocolo da FCSH: MOD.PEA – Protocolo de Estágio Académico aplicável ao 1º, 2º ou 3º ciclos da FCSH, devidamente assinadas

- Ficha de Estagiário.

Estágios Profissionais – De acordo com o Decreto-Lei nº 66/2011, que regula os estágios profissionais: A realização de estágio é precedida da celebração de um contrato de estágio entre o estagiário e a entidade promotora (alínea1, artigo 3º). Desta forma, a FCSH/NOVA não protocolará estágios profissionais nem extracurriculares.

 

*Estágios remunerados - Na eventualidade de serem remunerados, a remuneração mínima prevista pelo Decreto-Lei nº 66/2011 (01 de Junho) para os estágios profissionais é de um IAS (419,22 euros) acrescido de um subsídio de refeição/dia. Os estágios académicos da FCSH/NOVA seguirão as mesmas indicações.

Lista de protocolos gerais de acolhimento estagiários

 

Contacto/Horário:
NIPAA - Núcleo de Integração Profissional e de Antigos Alunos

Topo da Página