Acções do Documento

Garantia da Qualidade

A NOVA FCSH assume  um claro  compromisso institucional com a garantia da qualidade e a melhoria contínua das suas atividades.

A Garantia da Qualidade na NOVA FCSH rege-se pelos princípios que estruturam o Sistema Interno de Monitorização e Avaliação da Qualidade (NOVA SIMAQ) da Universidade NOVA, plasmados no Manual da Qualidade em desenvolvimento. Este sistema visa satisfazer, com a máxima eficiência, os referenciais para os sistemas internos de garantia da qualidade nas instituições de ensino superior, previstos pela A3ES para as grandes áreas de atuação da NOVA FCSH: Ensino e Aprendizagem (EA), Investigação e Desenvolvimento (I&D), Colaboração Interinstitucional e com a Comunidade (CI&C) e Internacionalização (INT). Para o efeito, adota uma abordagem de gestão, baseada nos princípios da melhoria contínua e na gestão sistemática das atividades, tendo por base o modelo PDCA - Plan, Do, Check, Act, adaptado às características, necessidades e expetativas das partes interessadas, nas instituições de ensino superior universitário.

Assim, dentro das atribuições previstas nos seus Estatutos, a garantia da qualidade da NOVA FCSH promove:

  • a adoção de uma visão estratégica da qualidade em consonância com a política da qualidade da NOVA;
  • a aplicação dos instrumentos comuns do NOVA SIMAQ ao contexto da NOVA FCSH;
  • o desenvolvimento de mecanismos de avaliação interna e externa próprios, cujos resultados tenham impacto em tomadas de decisão relativas à afetação de recursos e à melhoria contínua dos serviços prestados;
  • o acompanhamento dos processos de criação e acreditação dos ciclos de estudos junto dos órgãos de gestão e da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES);
  • o planeamento de processos internos e externos de monitorização e de auditoria;
  • a definição dos procedimentos mais adequados à divulgação das práticas que visam a garantia da qualidade, dos documentos que as sustentam, bem como dos resultados obtidos.

 

O Responsável da Qualidade na NOVA FCSH é o Professor Doutor Luís Manuel Bernardo. O apoio técnico cabe ao Núcleo de Avaliação e Qualidade (NAQ) da Divisão de Apoio ao Ensino e à Qualidade (DAEQ).

As principais linhas de ação em curso são:

1. Avaliação Institucional | Decorre o processo de avaliação institucional AINST/16/00030. O processo inclui: (i) a submissão do relatório de autoavaliação da instituição e de cada uma das suas unidades orgânicas (submetido em junho de 2017); (ii) a avaliação preliminar da Comissão de Avaliação Externa (visita e relatório em curso); (iii) a decisão do Conselho de Administração.

2. Qualidade no Ensino e Aprendizagem

3. Qualidade nos Serviços | A NOVA FCSH investe constantemente na eficácia e na eficiência dos serviços prestados pelas várias  componentes do seu organograma. Para assegurar a prossecução desse objetivo, define uma estratégia de atuação apoiada por indicadores de desempenho, incentiva a adoção de padrões de qualidade na gestão dos processos, nomeadamente por via da consistência e da tangibilidade dos procedimentos, promove a formação regular dos seus funcionários, aplica a legislação sobre a respetiva avaliação, leva a cabo o tratamento de elogios, sugestões e reclamações e aplica um inquérito anual de satisfação. Os procedimentos aprovados e outros documentos estão disponíveis na intranet.

4. Qualidade na Investigação e Desenvolvimento | A NOVA FCSH é hoje a maior e mais diversificada instituição de investigação portuguesa em Ciências Sociais e Humanas. Na NOVA FCSH são acolhidas 16 Unidades de Investigação (UI) e pólos de centros interuniversitários. Destas, 13 UI são financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), das quais cinco foram classificadas com Excelente e sete com Muito Bom. Veja aqui as suas classificações e orçamentos.

5. Responsabilidade Social e Ambiental | Uma das linhas estruturantes da missão da NOVA FCSH consiste na prestação de serviços à comunidade nas áreas das ciências sociais, artes e humanidades. O cumprimento desse desígnio passa pela promoção de uma atitude partilhada de responsabilidade social e ambiental, traduzida em vários projetos e ações. Neste âmbito, destacam-se duas intervenções: a garantia plena das condições previstas pelo estatuto de Estudante com Necessidades Educativas Especiais e a implementação do programa Eco-Universidades.


Contactos

DAEQ | NAQ – Núcleo de Avaliação e Qualidade

Topo da Página