Sistema de Garantia da Qualidade de Ensino (SGQE)

Enquadramento

O processo de criação do Sistema de Garantia da Qualidade de Ensino (SGQE) na NOVA FCSH foi iniciado no ano letivo 2011/2012 (Despacho n.º 31/2011, de 28 de junho). Após dois anos de testagem, entrou em pleno funcionamento no ano letivo de 2013/2014. Desde então, tem sido dinamizado regularmente, com algumas adaptações resultantes de decisões do Conselho da Qualidade do Ensino da NOVA.

O SGQE está orientado para determinar a apreciação que os estudantes dos 1.ºs e 2.ºs ciclos fazem da qualidade da relação de ensino e de aprendizagem nas várias Unidades Curriculares que frequentam, com vista à prossecução das melhores práticas e à gestão adequada do sucesso escolar. No ano letivo de 2017/2018, foram igualmente inquiridas as Unidades Curriculares obrigatórias do 3.º ciclo. A justificação, os principais procedimentos e a indicação do que cabe a cada interveniente encontram-se definidos no documento orientador, o qual é objeto de publicitação regular junto da comunidade académica.

Estrutura

A Comissão da Qualidade do Ensino-FCSH integra representantes dos docentes e dos estudantes dos ciclos de estudos em avaliação. É presidida por um Professor de uma Universidade estrangeira (Colas Duflo, Paris-Nanterre) e coordenada por um docente nomeado pelo Diretor (Luís Manuel Bernardo), responsável por supervisionar todos os procedimentos a adotar pela Unidade Orgânica (UO), em conformidade com o que for determinado pelo Conselho da Qualidade do Ensino-NOVA, do qual também faz parte.

Cada Curso tem uma Comissão de Avaliação, composta pelo respetivo Coordenador e representantes dos docentes e dos discentes. Cabe-lhe interpretar os resultados dos inquéritos e fornecer informação complementar sobre as medidas a implementar.

Instrumentos

Os instrumentos principais do SGQE da NOVA FCSH são: o inquérito online aos estudantes, os relatórios das Comissões de Curso e os relatórios anuais da UO.