Introdução ao estudo da Epistolografia

Início: 9 de janeiro

Objetivos

Compreender a importância das correspondências para os estudos literários, históricos, psicológicos, sociológicos, semióticos e das linguagens. Adquirir competências para a classificação, tratamento e edição de epistolários.

• Problemática dos escritos autobiográficos: questões de género literário;
  • A matéria autobiográfica entre o espaço privado e o público: persona pública e confessionalismo;
  • Teorias e debates sobre a relação entre a epistolaridade e a literatura;
  • Conceitos, ferramentas e léxico para o estudo da epistolografia;
  • História da epistolografia: os secretários ou manuais de estilo epistolográfico;
  • Marcos emblemáticos da epistolografia: as cartas exemplares e as outras;
  • A materialidade da carta: códigos gerais e alternativos, linguagens e suportes;
  • Problemas editoriais: cartas de famosos vs. desconhecidos, oportunidade e relevância das edições: os interesses familiares e os de mercado, as censuras privadas, os critérios de seleção vs. totalidade dos documentos, a anotação e o aparato crítico, etc.;
  • Exemplos do estudo de alguns corpora epistolares: Pessoa, Sá-Carneiro, Régio, entre outros.

Bibliografia

JOVICIC, Jelena (2010) L'intime épistolaire (1850-1900) : genre et pratique culturelle, Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing.

NEVALEINEN, Terttu (2007) Letter writing, Amsterdam: J. Benjamins.

POSTER, Carol (2007) Letter-writing manuals and instructions from Antiquity to the Present, Columbia: University of South Carolina Press.

BARTON, David (1999) Letter Writing as a Social Practice, Amsterdam: J. Benjamins.

ALTMAN, Janet Gurkin (1982) Epistolarity: Appproaches to a Form, Columbus: Ohio University Press.

___________________________________

Filipe Delfim Santos - investigador na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da NOVA FCSH. Desenvolve as suas pesquisas em diversas áreas da história da cultura e da literatura portuguesas, especialmente no campo da epistolografia e da autobiografia. Preparou edições de epistolários de José Régio, Jorge de Sena, João Gaspar Simões, Guerra Junqueiro, Raul Brandão e Delfim Santos, entre outros.

Manuela Parreira da Silva - professora auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da NOVA FCSH, onde leciona nas áreas da Literatura e Cultura Portuguesa do século XX, Estudos Pessoanos e Estudos do Modernismo. O seu trabalho de investigação tem incidido sobre o espólio de Fernando Pessoa, tendo publicado diversas edições de correspondência. Publicou também "Realidade e Ficção, para uma biografia epistolar de Fernando Pessoa".