Curso Complementar de Formação em Filosofia

do Documento

Organização: Departamento de Filosofia | Centro Luís Krus

Docente Responsável: António de Castro Caeiro

Calendário e horário das sessões

Início a: 04 de outubro de 2018 | Fim a: 17 de maio de 2019 | dia 04 de outubro quinta-feira, restantes às sextas-feiras | das 18h00 às 21h00

Local - 04 de outubro, quinta-feira: Auditório 0.01 (Torre A, Piso -1)

Local: Sala 312 (Torre A, Piso 3)

Apresentação

Módulos e áreas temáticas de escolha livre, podendo o estudante construir o seu percurso livremente. Pretende-se assim facultar aos participantes um espaço de abertura e de diálogo a respeito de questões marcantes na filosofia de hoje.

Destina-se a interessados numa formação complementar em Filosofia; a licenciados noutras áreas de estudo; e/ou a “seniores” sem habilitação académica específica, mas que estejam motivados para a reflexão filosófica sobre temáticas da contemporaneidade.

Temas das Sessões

1.º Semestre

Módulo

Área Temática

Antropologia Filosófica

Foucault e a Tradição do “Cuidado de Si”

Marta Faustino

04, 12, 19 e 26 de outubro de 2018
Filosofia da Religião

O neo-paganismo em Fernando Pessoa

António Cardiello

2, 9,16 e 23 de novembro de 2018
Filosofia da Arte

O génio e o jogo

Nélio da Conceição

30 de novembro, 7, 14 e 21 de dezembro de 2018

2.º Semestre

Módulo

Área Temática

Lógica

A lógica ou arte de pensar (a partir de Port-Royal)

Nuno Fonseca

15 e 22 de fevereiro, 1 e 8 de março de 2019

Filosofia da Linguagem

Pragmatismo e contextualismo em Wittgenstein

Ana Falcato

15, 22, 29 de março, 5 de abril de 2019

O mais antigo programa sistemático do Idealismo Alemão

Bruno Duarte

26 de abril, 3, 10 e 17 de maio de 2019

Bibliografia

Antoine ARNAULD & Pierre NICOLE (2016), A Lógica ou A Arte de Pensar, tradução, apresentação e notas de Nuno FONSECA, col. «Textos Clássicos», Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2016.

B. Ryan, M. Faustino and A. Cardiello, Nietzsche e Pessoa – Ensaios, Lisboa: Tinta-da-China 2016.

Constâncio, J. & Faustino, M., “Nietzsche and Foucault on Power. From Honneth’s Critique to a New Model of Recognition”, in: A. Rosenberg & J. Westfall (eds.), Foucault and Nietzsche: A Critical Encounter, Bloomsbury 2018.

“Do génio ao jogo. O papel da técnica na transformação dos valores estéticos em Walter Benjamin”, in Trans/Form/Ação, UNESP, Marília, v. 40, n. 1, Jan/Mar, 2017, pp. 87-108.

Mulhall, S. The Conversation of Humanity. University of Virginia Press, 2007.

Rhees, R. Wittgenstein and the Possibility of Discourse. (Ed. D.Z. Phillips). Oxford: Blackwell, 2006.

Wittgenstein, L. Philosophical Investigations: The German Text, with a Revised English Translation 50th Anniversary Commemorative Edition. Oxford: Wiley Blackwell, 1991, 2001.

Preçário

(por tema/módulo)

Público em geral: 75€ | Associado INATEL/ACP: 60€ | Estudantes NOVA (licenciaturas, mestrados e doutoramentos) / Alumni NOVA FCSH / Estudantes de outras instituições de ensino superior: 60€

Número de créditos (mediante avaliação)

- para estudantes universitários: 1 ECTS por módulo

Regime de Avaliação: Presencial escrita

Observação: Os estudantes que queiram ser avaliados e obter o crédito deverão informar, no início de cada módulo, o respectivo docente. Os estudantes que assistam a ¾ das sessões terão direito a um certificado de participação.

Através da ficha de inscrição (online).

ou

Presencialmente no Centro Luís Krus - Formação ao Longo da Vida (Piso 1, Torre B).

Datas de inscrição

Até dois dias úteis antes do início de cada módulo

Contactos para informações

Centro Luís Krus - Formação ao Longo da Vida