Diálogo filosófico e argumentação na sala da aula

2.º semestre

Organização: IFILNOVA – Instituto de Filosofia da NOVA

Responsável: António Marques

Docente: Dina Mendonça e Chrysi Rapanta

Calendário e horário das sessões:

Início a: 22 de janeiro de 2018 | Fim a: 30 de abril de 2018

Horário: Segundas-feiras das 18h às 20h

Local: Sala 1.05 (Edifício ID, Piso 1)

Temas das Sessões (Programa)

Esta acção de formação está dividida em duas partes. A primeira parte (sessões 1 a 6) será dada pela Dra. Dina Mendonça, e a segunda parte (sessões 7 a 12) pela Dra. Chrysi Rapanta, segundo a especialidade teórica das docentes.

As temáticas a ser tratadas nas primeiras 6 sessões centram-se na Importância e implementação do trabalho de pensamento em grupo, na sala de aula como comunidade de investigação, no valor da liberdade e das regras para fomentar o diálogo construtivo, ensinando aos alunos a questionar, dando exemplos e a fazer afirmações do tipo "concordo/não concordo" de modo pertinente, e dando contra-exemplos com o objetivo de ampliar um assunto, sempre enquadrada na importância das emoções situadas (situated affectivity) segundo Dewey.

As temáticas a ser tratadas nas restantes 6 sessões centram-se nos princípios e elementos do desenho pedagógico, nos objetivos do diálogo argumentativo, na implementação do diálogo argumentativo colaborativo na sala da aula, na estrutura dos argumentos segundo Toulmin, na avaliação de argumentos segundo os critérios de relevância, suficiência, e aceitabilidade, no papel do professor em promover o diálogo argumentativo na sala da aula, e em exemplos de atividades argumentativas.

Objetivos do Curso

Esta acção de formação é proposta para educadores do ensino básico e secundário, de modo a oferecer técnicas para melhorar as suas práticas de ensino, e mais precisamente as suas estratégias discursivas e dialógicas, através da implementação da argumentação e do diálogo filosófico na sala da aula. Ao final deste curso os alunos-professores serão capazes de:

1. Perceber e aplicar os valores de diálogo filosófico principais para aplicar na sala da aula.

2. Implementar sessões de pesquisa filosófica aplicando a metodologia de Lipman (criador do Programa de Filosofia para Crianças).

3. Analisar e avaliar argumentos produzidos pelos alunos de forma oral (por exemplo perguntas argumentativas) e escrita (por exemplos as ruas respostas à perguntas de desenvolvimento).

4. Identificar quando uma conversa na aula pode ser argumentativa e guiar o discurso fomentando a capacidade argumentativa e reflexiva.

5. Refletir sobre as suas próprias práticas de ensino e sobre o valor da promoção do diálogo construtivo e das capacidades de argumentação na sala da aula.

Preçário

Público em geral: 60€ | Associado INATEL/ACP: 48€ | Estudantes NOVA (licenciaturas, mestrados e doutoramentos) e Alumni NOVA FCSH: 30€ | Estudantes de outras instituições de ensino superior: 60€

Número de créditos (mediante avaliação):

- para estudantes universitários: (1,5  ECTS) - European Credit Transfer and Accumulation System;

- para professores dos Ensinos Básico e Secundário: A aguardar

Regime de Avaliação

O regime de avaliação será do formato Passar/Não Passar. Para os participantes que vão requerer acreditação para professores, a escala de 1 a 10 vai ser aplicada. Os métodos de avaliação vão ser os seguintes para ambos casos:

a) Participação nas aulas com comparência obrigatória a um mínimo de 80% das aulas. A participação refere-se às atividades práticas desenvolvidas como parte do curso durante as sessões. Este elemento equivale ao 40% da avaliação dos participantes.

b) Entrega de um relatório de autoavaliação a ser submetido pelos participantes até a última data do curso. Este elemento equivale ao 60% da avaliação.

Inscrição:

Através da ficha de inscrição.

Presencialmente na Divisão Académica – Núcleo de Formação ao Longo da Vida (Piso 1, Torre B).

Requisitos Prévios

Os participantes têm que ser professores do ensino básico (terceiro ciclo) ou secundário. A área disciplinar é indiferente.

Datas de inscrição

Início a: 3 de janeiro de 2018 | Fim a: 15 de janeiro de 2018