Iniciação à fotografia: Nível I

OrganizaçãoNúcleo de Fotografia da NOVA FCSH

ResponsávelMargarida Medeiros

Docentes: Ana Catarina Caldeira e Ana Luísa Azevedo

Calendário e horário das sessões:

Início a: 3 de fevereiro de 2018 | Fim a: 5 de maio de 2018

Interrupção nas férias da Páscoa

Horário: Sábados das 15h às 17h30

Temas das Sessões (Programa)

• Funcionamento da câmara fotográfica analógica - o princípio da câmera obscura, o obturador, o diafragma, o fotómetro, as objectivas;
    • O processo fotográfico negativo/positivo - ampliação por processo de positivação;
    • Revelação do rolo fotográfico - química básica para revelação: revelação de negativos;
    • O processo de ampliação - química básica para revelação e ampliação;
    • Ampliação de negativos - contrastes e manipulação.
    • Discussão dos trabalhos.

Observações

As aulas serão feitas no Laboratório do Núcleo Fotográfico da NOVA FCSH no piso - 3. Os alunos deverão trazer papel fotográfico, rolos (mínimo 3) e máquina analógica.

Objetivos do Curso

Atelier teórico-prático sobre os princípios básicos da fotografia analógica bem como da ampliação. Será abordado o funcionamento da máquina fotográfica a partir do princípio da câmera obscura e os princípios básicos da mecânica da máquina fotográfica (obturador, abertura, ISO, fotometria, etc.).

Os formandos ficarão aptos a trabalhar com máquinas analógicas compreendendo os princípios básicos da mecânica fotográfica, bem como a revelar os seus próprios negativos a preto e branco e produzir a partir deles provas positivas ampliadas.

Preçário

Público em geral: 150€ | Associado INATEL/ACP: 120€ | Estudantes NOVA (licenciaturas, mestrados e doutoramentos) e Alumni NOVA FCSH: 120€ | Estudantes de outras instituições de ensino superior: 130€

Número de créditos (mediante avaliação):

- para estudantes universitários: 1 ECTS - European Credit Transfer and Accumulation System;

- para professores dos Ensinos Básico e Secundário: 1 Crédito (acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua – Ministério da Educação).

Formação geral e formação adequada: Professores dos grupos 110, 240, 530 e 600.

Regime de Avaliação

Exercícios práticos durante todo o curso e avaliação de resultados.

Inscrição:

Através da ficha de inscrição.

Presencialmente na Divisão Académica – Núcleo de Formação ao Longo da Vida (Piso 1, Torre B).

Datas de inscrição

Início a: 3 de janeiro de 2018 | Fim a: 19 de janeiro de 2018