Língua e Cultura Russa

Organização: CHAM - Centro de Humanidades

Responsável: João Paulo Oliveira e Costa

Docente: Oleg Chumakov

Calendário e horário das sessões

Início a: 14 de março de 2018 | Fim a: 10 de maio de 2018

Horário:

Nível A1.1, Turma A - Segundas-feiras, das 14h00 às 18h00

Nível A1.1, Turma B - Terças-feiras, das 18h00 às 22h00

Nível A1.2 - Quintas-feiras, das 15h00 às 19h00

Local:

Temas das Sessões (Programa)

No nível inicial serão abordados conteúdos fonéticos, e de aprendizagem do alfabeto cirílico, conceitos básicos gramaticais essenciais à composição textual e verbal, sendo também contemplado o enriquecimento gradual do vocabulário, obtenção de capacidades linguísticas em Russo a nível verbal e escrito.

Nos níveis mais avançados serão abordados os estudos de fenómenos naturais de uso dos verbos russos, de Casos russos, regras de gramática e de sintaxe russa mais profundas. Aplicação na prática de novo vocabulário e regras gramaticais, conhecimento de vários temas e expressões importantes de linguagem russa verbal e escrita e enriquecimento constante com novo vocabulário.

Nos níveis mais avançados os alunos vão desenvolver a capacidade de usar corretamente as regras da gramática russa na construção dos diálogos e narração em diferentes situações.

Tópicos temáticos propostos para desenvolvimento linguístico:

• Apresentação;
  • Vida quotidiana;
  • Atividades e profissões;
  • Uso correto de noções de teor geográfico;
  • Viagem turística;
  • Paisagens; Pontos de interesse turístico;
  • Localização;
  • Lazer;
  • Estudos escolares e universitários;
  • Transportes;
  • Cultura alimentar;
  • Matérias-primas;
  • Clima;
  • Roupas;
  • Mobiliário, imobiliário e móveis em casa;
  • Números: Horas, datas, ordenação, ações aritméticas. Uso adequado dos termos;
  • Desporto;
  • Informática;
  • Traços de caráter e mundo interior humano;
  • Relações pessoais;
  • Área de saúde e o uso adequado de termos médicos gerais;
  • Mundo dos animais.

Noções gerais:
  • Negócio;
  • Cultura e Literatura;
  • Música e Cinema;
  • História.

Objetivos do Curso

• Aquisição de competências a nível fonético-linguístico e gramatical, que lhes permite efetuar conversação e
proceder à escrita. Utilizar o idioma russo em contextos sociais e outros de interesse. desenvolver a capacidade de usar corretamente as regras da gramática russa na construção do diálogo e narração em diferentes situações, no âmbito das matérias estudadas.
• Desenvolver atitudes positivas perante o universo social e cultural do povo russo.

No final do curso os formandos deverão ser capazes de:
• usar a língua em assimilação progressiva das regras do sistema e do seu funcionamento, no âmbito de matérias estudadas;
• interpretar e produzir diferentes tipos de texto, no âmbito de matérias estudadas, em assimilação progressiva
de estratégias discursivas e de compreensão;
• indicar, conhecer e entender os sinais da cultura do povo russo no âmbito da área de experiência do programa de estudo;
• experimentar na sua prática atitudes de responsabilidade, cooperação e solidariedade com representantes de
povo russo.
• desenvolver estratégias de superação de dificuldades e de resolução de problemas linguísticas.
• identificar e seleccionar estratégias adequadas à organização do seu processo de aprendizagem;
• contribuir para o processo de adaptação dos cidadãos imigrantes;
• coesão social;
• aceitação da diversidade cultural.

Preçário

Público em geral: 140 € | Associado INATEL/ACP: 112€ | Estudantes e Alumni NOVA (licenciaturas, mestrados e doutoramentos): 120€ | Estudantes de outras instituições de ensino superior: 140€

Número de créditos (mediante avaliação):

- para estudantes universitários: 2 ECTS - European Credit Transfer and Accumulation System;

Regime de Avaliação: Contínua
Vagas: 30 (por nível)

Através da ficha de inscrição.

Presencialmente na Divisão Académica – Núcleo de Formação ao Longo da Vida (Piso 1, Torre B).

Datas de inscrição

Início: 3 de janeiro de 2018 | Fim: 28 de fevereiro de 2018