Literacia informacional para a investigação em História

2.º semestre

Organização: ​IEM - Instituto de Estudos Medievais; CHAM - Centro de Humanidades e Departamento de História

ResponsávelMaria de Lurdes Rosa

Docente: Maria de Lurdes Rosa | Paula Ochoa Telo

Calendário e horário das sessões:

Início a: 3 de abril de 2018 | Fim a: 7 de maio de 2018

Horário: Das 18h às 20h

• 3a feira - 3, 10, 17 e 24 Abril
    • 6a feira - 27 Abril
    • 4a feira - 2 Maio
    • 6a feira - 4 de Maio
    • 2a feira - 7 de Maio

Temas das Sessões (Programa)

1. Literacia informacional – conceitos, modelos e competências;

2. Práticas e experiências informacionais – atividades de pesquisa em serviços de informação digitais;

3. Técnicas e experiências de referenciação bibliográfica e avaliação bibliométrica;

4. Questões e condutas éticas na utilização de fontes de informação e dados;

5. Comportamento informacional dos historiadores em fontes primárias;

6. O ensino do tratamento das fontes primárias pelos arquivistas;

7. Experiências: “decifrar” instrumentos de acesso aos arquivos;

8.Experiências: elaborar a descrição de um acervo arquivístico

Objetivos do Curso

Compreender os principais conceitos, modelos e competências sobre Literacia Informacional e comportamento informacional; Identificar e evidenciar as principais questões metodológicas que se colocam nos processos de avaliação de práticas informacionais, biobliométricas e na avaliação de impactos; compreender a renovação de problemáticas trazida pelos estudos de literacia informacional sobre as práticas dos historiadores; conhecer as propostas sobre tratamento de fontes dos arquivistas; realizar trabalho prático de iniciação aos instrumentos de acesso aos arquivos e à descriação arquivística.

Preçário

Público em geral: 75€ | Associado INATEL/ACP: 60€ | Estudantes NOVA (licenciaturas, mestrados e doutoramentos): 50€ | Estudantes de outras instituições de ensino superior:60€

Número de créditos (mediante avaliação):

- para estudantes universitários: 1 ECTS - European Credit Transfer and Accumulation System;

Regime de Avaliação

Um trabalho de síntese sobre um dos artigos de bibliografia teórica/ técnica (máx. 5 pp.); Ou um trabalho prático de aplicação dos ensinamentos do curso (máx. 5 pp.).

Inscrição:

Através da ficha de inscrição.

Presencialmente na Divisão Académica – Núcleo de Formação ao Longo da Vida (Piso 1, Torre B).

Datas de inscrição

Início a: 3 de janeiro de 2018 | Fim a: 16 de março de 2018