"Orlando Furioso": o poema da beleza e da contradição

2.º semestre

Organização: ​IELT - Instituto de Estudos de Literatura e Tradição

Responsável: Gustavo Rubim

Docente: Andrea Ragusa

Calendário e horário das sessões:

Início a: 19 de março de 2018 | Fim a: 30 de abril de 2018

Horário: Segundas-feiras das 18h às 20h

Temas das Sessões (Programa)

19/03 - Ariosto e as fontes do "furioso"
26/03 - Rotholandus, Roland, Orlando: das "chansons de geste" à corte de Ferrara 02/04 - Personagens, histórias, enredos
09/04 - O castelo de Atlante: verdade e verosimilhança
16/04 - Da beleza e da contradição
23/04 - Os "Cinque canti" e o poema infinito
30/04 - Ariosto e as literaturas ibéricas: Cervantes, Camões, Sá de Miranda

Objetivos do Curso

• Fornecer uma visão de conjunto do "Orlando Furioso" de Ludovico Ariosto e individuar a importância e o peso que esta obra teve no âmbito da língua e da literatura italianas.
    • Estudar a obra como poema, ao mesmo tempo, "da beleza e da contradição", tal como foi definido por Giulio Ferroni, isto é, analisando as aspectos mais ligados a arte poética, à construção e à plenitude do livro, também à luz dos inúmeros e contraditórios fios narrativos que o próprio poema sugere.
    • Analisar a influência que a obra ariostesca teve na literatura europeia e nomeadamente na península ibérica

NB: Os encontros realizar-se-ão em 7 aulas presenciais de 2 horas; leituras, debates e aprofundamento; estudos críticos a realizar a partir dos textos estudados.

Preçário

Público em geral: 70€ | Associado INATEL/ACP: 56€ | Estudantes NOVA (licenciaturas, mestrados e doutoramentos): 50€ | Estudantes de outras instituições de ensino superior:70€

Número de créditos (mediante avaliação):

- para estudantes universitários: 1 ECTS - European Credit Transfer and Accumulation System;

- para professores dos Ensinos Básico e Secundário: A aguardar

Regime de Avaliação

Debates e análise de textos durante as aulas; trabalho final escrito

Inscrição:

Através da ficha de inscrição.

Presencialmente na Divisão Académica – Núcleo de Formação ao Longo da Vida (Piso 1, Torre B).

Datas de inscrição

Início a: 3 de janeiro de 2018 | Fim a: 2 de março de 2018