Análise de dados em Ciências Sociais com R

Início: 27 de agosto

Objetivos

Perante uma cada vez maior necessidade de estudar e sintetizar quantidades consideráveis de dados quantitativos, o cientista social deve possuir a capacidade de utilizar e compreender um conjunto de ferramentas de análise adequadas. A linguagem R, pela sua versatilidade, quantidade de utilizadores e colaboradores e pelo facto de ser livre, tem um potencial imenso e é utilizada por cientistas das mais diversas áreas. Pretende-se que no final do curso, cada aluno esteja capacitado a manipular, analisar e representar informação estatística de forma coerente e robusta. Para tal, em cada sessão haverá uma parte inicial mais teórica e uma parte final mais prática.

Sessão 1: Uma breve história da linguagem R. Apresentação do IDE* Rstudio e R

Sessão 2: Estruturas de dados; Controlar a sessão; Importação, preparação e manipulação de dados (funções base e utilização da livraria Dplyr).

Sessão 3: Estatística descritiva (medidas de localização e dispersão); análise gráfica com a livraria GGPlot2.

Sessão 4: Probabilidade, Variância, Intervalos de Confiança e P-values.

Sessão 5: Inferência estatística – Método do mínimos quadrados.

Sessão 6: Inferência estatística – Modelos univariados.

Sessão 7: Inferência estatística – Modelos multivariados.

Sessão 8: Produção de relatórios com o Rmarkdown.

Pré-Requisitos

O principal idioma de ensino será o inglês mas o instrutor poderá também ilustrar conceitos em Português se for necessário.

Caso pretendam frequentar o curso os participantes poderão levar o seu portátil (se necessário será dado apoio para a instalação de software).

Crawley, M. J.; The R Book (John Wiley & Sons, 2008)

Fox, J.; An R and S-Plus Companion to Applied Regression (Sage Publications, Inc., 2002)

Spector, P;. Data Manipulation with R (Springer Science+Business Media, LLC, 2008)

Rogerson, P.; Statistical Methods for Geography (Sage Publications, Inc., 2001)

Gellman, A.,Hill, J.; Data Analysis Using Regression and Multilevel/Hierarchical Models (Cambridge University Press, 2007)

___________________________________

Enrico Borghetto é doutor em Ciência Politica, é atualmente investigador FCT no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA), pertencente à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. A suas áreas de interesse de investigação incluem a politica europeia, os estudos legislativos, a análise das agendas politicas e a computação estatística aplicada ao estudo da politica.

António Luís Dias é doutorando em Ciência Política na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e investigador do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI). As suas áreas de interesse de investigação incluem a política comparada, estudos sobre a democratização, estudos africanos e métodos nas ciências sociais.