Cidade e Urbanismo no al-Andalus (Séculos XII-XIV): património e espaço construído

Início: 28 de agosto

Os objetivos que este curso de verão pretende atingir são os seguintes:

a) Reconhecer as bases concetuais, históricas e artísticas do Islão Clássico.

b) Conhecer os processos de islamização, arabização, berberização e orientalização da Península Ibérica.

c) Compreender a História do al-Andalus como parte do nosso passado.

d) Conhecer a herança patrimonial do al-Andalus e o seu estado de conservação atual.

e) Identificar as caraterísticas próprias da cidade e do urbanismo desenvolvido no al-Andalus durante os séculos XII-XIV.

Programa

A fim de atingir os objetivos marcados para este curso de verão, desenhamos um programa com seis sessões diferentes (quatro de 4h e duas de 4h30), cujas temáticas são apresentadas de seguida:

1. Sessão_(28/08/2018)

I. Mundos e culturas do Islão

I.1.- Os conceitos básicos: “árabe”, “islâmico”, "muçulmano", "berbere (amazigh)", al-Andalus, al-Magrib, Califado, Emirado, etc.
I.2.- O Profeta Muḥammad e o Alcorão
I.3.- O Islão

II. Os antecedentes do al-Andalus

II.1.- O final do período Germânico
II.2.- Os omíadas e a ocupação muçulmana de al-Magrib

2. Sessão_(29/08/2018)

III. A chegada dos muçulmanos: a construção do primeiro estado islâmico na Península Ibérica

III.1.- Invasão, conquista ou aculturação?
III.2.- Al-Andalus o novo estado islâmico
III.3.- A Orientalização: a configuração de uma nova sociedade

IV. Bases históricas do al-Andalus

IV.1.- O Califado Omíada de Córdoba
IV.2.- A Fitna e a origem das Taifas
IV.3.- O Emirado almorávida no al-Andalus
IV.4.- Al-Andalus e o segundo Califado Ocidental: os almóadas
IV.5.- O Reino dos Banū Naṣr de Granada

3. Sessão_(30/08/2018)

V. As cidades no al-Andalus

V.1.- Urbanismo e cidade no al-Andalus até o século XII
V.2.- A reforma urbana dos almóadas

4. Sessão_(04/09/2018)

VI. Património e espaço construído entre os séculos XII-XIII

VI. 1.- A arquitetura almorávida
VI. 2.- A revolução artística dos almóadas

5. Sessão_(05/09/2018)

VI. 3.- A herança patrimonial dos Unitarios (os Almóadas)

VII. Património e espaço construído entre os séculos XIII-XIV

VII.1.- Os nasridas e o esplendor final da arquitetura do al-Andalus

6. Sessão_(06/09/2018)

VII. 2.- A arte mudéjar: o sincretismo cultural nascido do al-Andalus

VIII. História da conservação do património urbano do al-Andalus

Bibliografia

MAZZOLI GUINTARD, Ch., Ciudades de al-Andalus. España y Portugal en la época musulmana, siglos VIII-XV. Granada, Almed, 2000.

GUICHARD, P., Esplendor y fragilidad de al-Andalus. Granada, Universidad de Granada, 2015.

BORRAS GUALIS, B., Arte andalusi. Silex Ediciones, 2014.

VILLALBA SOLA, D., La senda de los almohades: arquitectura y patrimonio. Granada, Universidad de Granada – Casa Árabe, 2015.

TORRES, C. e MACÍAS, S., O legado islâmico em Portugal. Lisboa, Círculo de Leitores, 1998.

___________________________________

Dolores Villalba Sola é investigadora de Pós-Doutoramento da FCT no Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa, onde integra a direção do mencionado Instituto. Desde 2015 exerce como Professora Auxiliar Convidada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, lecionando a cadeira de História do al-Andalus. Doutora em História da Arte pela Universidad de Granada (2013), onde desenvolveu o seu labor como professora entre 2010-2013. Entre as suas publicações destacam os livros La senda de los almohades. Arquitectura y Patrimonio (2015) e Arquitectura del agua en la Granada almohade. Itinerario de un patrimonio por descubrir (2013). E os artigos “Transformations in medieval Fez: Almoravid hydraulic system and changes in the Almohads Walls” in The Journal of North African Studies, 2017; “Le patrimoine architectural almohade à la lumière des premiers photographies” in Revue des Études Amazighes. 1. Université Ibn Zohr, Agadir, 2017 e “Spaces of Thought Creation in the Almohad Granada” in Spaces of Knowledge. Four dimensions of Medieval Thought. Cambridge Scholars Publishing, 2014.