Acções do Documento

Comunicação de Ciência

Início: 10 de julho

Objetivos

Criar a consciência da importância da comunicação de ciência, numa sociedade cada vez mais dependente da ciência e da tecnologia. Entusiasmar futuros profissionais da comunicação e educação pela comunicação da ciência nas suas várias formas.

 

Programa

Durante este curso será discutida a evolução do conceito de comunicação de ciência, a relação entre ciência e sociedade e a responsabilidade dos cientistas nessa relação. Serão abordadas diversas técnicas e práticas em comunicação de ciência e de ligação da ciência à sociedade e aos media.

Dia 1: Introdução à comunicação de ciência. Conceitos, evolução, contextualização. Ciência e Cientistas.

Dia 2: Comunicação de ciência em Instituições de investigação. Casos práticos e exercícios.

Dia 3: Comunicação de ciência em Museus/Centros de Ciência. Casos práticos e exercícios.

Dia 4: Como usar as redes sociais para comunicar ciência. Casos práticos e exercícios.

Dia 5: Como comunicar ciência através dos Media. Notícia e press release, ligação com os media.

 

Bibliografia

B. Trench, M. Bucchi , Science communication, an emerging discipline, JCOM 9 ( 3 ), September 2010
https://jcom.sissa.it/sites/default/files/documents/Jcom0903%282010%29C03.pdf

Brian Trench, "Universities, science communication and professionalism" Journal of Science Communication 16(05)(2017)C02 https://jcom.sissa.it/sites/default/files/documents/JCOM_1605_2017_C02.pdf

Donghong Cheng, Michel Claessens, Toss Gascoigne, Jenni Metcalfe, Bernard Schiele, Shunke Shi, "Communicating Science in Social Contexts - New models, new practices" ISBN 978-1-4020-8597-0
https://link.springer.com/content/pdf/10.1007%2F978-1-4020-8598-7.pdf

The EU Guide to Science Communication https://www.rri-tools.eu/-/the-eu-guide-to-science-communication

___________________________________

António Granado, professor auxiliar na NOVA FCSH, é jornalista de ciência há mais de 26 anos. Foi jornalista, editor de ciência, sub-diretor, chefe de redação do jornal Público e editor do Publico.pt. Foi, entre 2010 e 2014, editor multimédia na RTP. Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Lisboa, tem um Mestrado em Jornalismo de Ciência pela Boston University (EUA) e um Doutoramento em Ciências da Comunicação pela University of Leeds (UK).

Joana Lobo Antunes é coordenadora do Gabinete de Comunicação de Ciência do ITQB NOVA e Professora Auxiliar convidada em Comunicação de Ciência na NOVA FCSH. É docente em comunicação de ciência na Escola Doutoral da Universidade Nova de Lisboa, no ITQB NOVA, na NOVA FCSH e na Faculdade de Direito NOVA. Fundadora da Associação Portuguesa de Comunicação de Ciência (Rede SciCom PT), foi Directora Executiva do Centro Ciência Viva de Sintra. Licenciada em Ciências Farmacêuticas (Universidade de Lisboa), doutorada em Química Orgânica (Universidade de Santigo de Compostela).

Topo da Página