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Responsabilidade Social Corporativa: uma análise exploratória

Início: 22 de julho

Objetivos

  1. Permitir uma visão ampla sobre o conceito de Responsabilidade Social Corporativa, desde o seu surgimento até aos dias atuais;
  2. Facilitar a compreensão do papel da Responsabilidade Social Corporativa nas empresas e na sociedade;
  3. Explorar a relação entre Responsabilidade Social Corporativa, Marketing e Comunicação Estratégica;
  4. Dar a conhecer alguns exemplos práticos (case studies) de Responsabilidade Social Corporativa.

 

Programa

1. Enquadramento

  • Evolução da RSC;
  • Ética Empresarial e Sustentabilidade;
  • Definições;
  • Características.

2. Conceitos Associados à RSC

  • Cidadania Corporativa;
  • Filantropia Corporativa;
  • Voluntariado;
  • Gestão dos Stakeholders.

3. Modelos de RSC, Indicadores e Métricas

  • Modelos Académicos;
  • Indicadores (GRI, Ethos, etc.);
  • Certificações;
  • SDGs (ONU);
  • Outros.

4. Responsabilidade Social Corporativa, Marketing e Comunicação

  • RSC e Comunicação Estratégica;
  • RSC e Marketing;
  • RSC e a Visão do Consumidor.

5. Case Studies

  • Análise prática;
  • Debate.

 

Bibliografia

Bhattacharya, C.B.; Korschun, D. & Sen, S. (2009) Strengthening Stakeholder – Company Relationships Through Mutually Beneficial Corporate Social Responsibility Initiatives, S. J. Bus. Ethics, V. 85

Carroll, A. B. (2008) A History of Corporate Social Responsibility: Concepts and Practices. In: Crane, A.; McWilliams, A.; Matten, D.; Moon, J. & Siegel, D. (eds.) The Oxford Handbook of Corporate Social Responsibility. Oxford University Press, pp. 19 – 46

Elkington, J. (1994) Towards the Sustainable Corporation: Win-Win-Win Business Strategies for Sustainable Development. California Management Review, V. 36, Nº 2, pp. 90 – 100

Porter, M. & Kramer, D. (2006) Strategy and Society: The link between Competitive Advantage and Corporate Social Responsibility. Harvard Business Review, V. 84, Nº 12, pp. 78 – 92

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Anna Carolina Boechat é Jornalista, Mestre e Doutoranda em Ciências da Comunicação, na vertente de Comunicação Estratégica, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa. Desenvolve atualmente uma investigação assente nas temáticas de Responsabilidade Social Corporativa e Brand Equity. Tem como interesse investigar ainda as tendências de Comunicação, Marketing e Comportamentos do Consumidor, sobretudo no meio digital. A complementar o espetro académico, possui mais de 10 anos de experiência profissional exclusiva em Marketing e Comunicação, tendo contribuído em empresas de diferentes mercados, assumindo variadas funções ao longo do tempo.

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