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Comunicar e Apreender na Era Digital

 

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2ª Fase - Para saber mais sobre estes tópicos consulte o EDITAL DE CANDIDATURA.

 

Coordenação

Irene Tomé

 

Área científica

Comunicação, Política, Linguagem e Filosofia.

 

Palavras-chave

Comunicação digital, literacia digital, desenvolvimento de competências digitais, relação saber-fazer.

 

Apresentação

Comunicar e apreender na Era Digital é uma pós-graduação que visa dotar os estudantes das ciências sociais e humanas, profissionais e o público de um conjunto de conhecimentos e de instrumentos indispensáveis para responder com eficácia às necessidades comunicacionais do século XXI.

Desenvolver competências para reforçar as ligações entre o tecido empresarial e as universidades a fim de tornar mais forte a competitividade das empresas, colmatar carências de formação nesta área são os objetivos da iniciativa a Estratégia e Plano de Ação para a Empregabilidade Digital em Portugal 2015-2020, estruturada em torno de quatro eixos que visam contribuir para o desenvolvimento da economia digital nacional estimulando, simultaneamente, o crescimento económico.

A pós-graduação Comunicar e apreender na Era Digital integra-se também na linha das propostas oriundas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através da iniciativa Competências Digitais e.2030, em que se “estipula (...) a participação de estudantes universitários na investigação e no desenvolvimento de novos produtos e serviços que requeiram ou beneficiem da aplicação da tecnologia digital”.

Parceria: Associação Portuguesa de Imprensa

São objetivos deste curso:

  • dotar os licenciados de competências na área digital a dois níveis: saber e saber-fazer;
  • refletir sobre a relação entre modelos teóricos de comunicação digital e as múltiplas valências da prática;
  • exercitar competências de comunicação necessárias à especialização na área.

Competências gerais:

  • adquirir saberes na área do design thinking;
  • desenvolver competências na formalização de processos e procedimentos das arquiteturas de informação;
  • aprofundar conhecimentos de prototipagem na sua relação com o "código".

 

Plano de Estudos

Coneça o Plano de Estudos do curso.

 

Duração: 2 semestres | Número de créditos: 60 ECTS (European Credit Transfer System).

O curso tem a duração de dois semestres. O estudante deve completar 60 créditos para obter o diploma de Pós-Graduação em Comunicar e Apreender na Era Digital. O conjunto das unidades curriculares necessárias à obtenção dos 60 ECTS deve incluir 6 unidades curriculares que compõem o plano de estudos da Pós-Graduação:

    • 5 unidades curriculares obrigatórias;
    • 1 unidade curricular de opção livre - o estudante escolhe uma unidade curricular de 2º ciclo com 10 ECTS em funcionamento na FCSH, nos limites previstos nos respetivos regulamentos.

 

Corpo Docente

 

Contactos

Centro Luís Krus - Formação ao Longo da Vida

E-mail: clk.flv@fcsh.unl.pt

Telefone:  + 351 217 90 83 00

 

Centro de Investigação para Tecnologias Interativas – CITI

E-mail: citi.unl@gmail.com

Website: http://www.citi.pt/pos-graduacao/

Telefone: 21 790 83 00, ext: 1597 ou 1598

Entidade parceira que colabora na realização do curso: Associação Portuguesa de Imprensa – API

 

Ligações Úteis

  • Guia UNL (brevemente disponível)

 

Observações

Concluída a pós-graduação o estudante poderá:

Estagiar na Associação Portuguesa de Imprensa – API, ou numa das empresas de comunicação associadas, em função das necessidades da entidade parceira.

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