Comunicar e apreender na Era Digital

CANDIDATURAS

Número de vagas: 15 | Propina: 1.100€ (mil e cem euros).

Critérios de seleção dos candidatos

- Currículo académico e científico;

- Currículo profissional;

- Classificação de licenciatura;

- Entrevista, se necessário.

Carlos Correia

Coordenação executiva: Irene Tomé

Área científica

Comunicação, Política, Linguagem e Filosofia.

Palavras-chave

Comunicação digital, literacia digital, desenvolvimento de competências digitais, relação saber-fazer.

Apresentação

Comunicar e apreender na Era Digital é uma pós-graduação que visa dotar os estudantes das ciências sociais e humanas, profissionais e o público de um conjunto de conhecimentos e de instrumentos indispensáveis para responder com eficácia às necessidades comunicacionais do século XXI.

Desenvolver competências para reforçar as ligações entre o tecido empresarial e as universidades a fim de tornar mais forte a competitividade das empresas, colmatar carências de formação nesta área são os objetivos da iniciativa a Estratégia e Plano de Ação para a Empregabilidade Digital em Portugal 2015-2020, estruturada em torno de quatro eixos que visam contribuir para o desenvolvimento da economia digital nacional estimulando, simultaneamente, o crescimento económico.

A pós-graduação Comunicar e apreender na Era Digital integra-se também na linha das propostas oriundas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através da iniciativa Competências Digitais e.2030, em que se “estipula (...) a participação de estudantes universitários na investigação e no desenvolvimento de novos produtos e serviços que requeiram ou beneficiem da aplicação da tecnologia digital”.

Parceria: Associação Portuguesa de Imprensa

São objetivos específicos da pós-graduação:

• Dotar os licenciados de competências na área digital a dois níveis: saber e saber-fazer;
  • Refletir sobre a relação entre modelos teóricos de comunicação digital e as múltiplas valências da prática;
  • Exercitar competências de comunicação necessárias à especialização na área.

Competências gerais

• Adquirir saberes na área do design thinking;
  • Desenvolver competências na formalização de processos e procedimentos das arquiteturas de informação;
  • Aprofundar conhecimentos de prototipagem na sua relação com o "código".

Plano de Estudos

Conheça o programa curricular detalhado.

Veja aqui a OFERTA CURRICULAR.

Duração: 2 semestres | Número de créditos: 60 ECTS (European Credit Transfer System).

A conclusão com aprovação do curso (60 ECTS) confere um diploma de Pós-graduação em Comunicar e apreender na Era Digital.

O curso estrutura-se:

• por 6 unidades curriculares com 10 ECTS cada:
        • 5 unidades curriculares obrigatórias;
        • 1 unidade curricular de opção livre.

Avaliação formativa e sumativa e os resultados das avaliações são expressos na escala numérica de 0 a 20 valores.

O curso funcionará em horário pós-laboral às 4.ª e 5.ª feiras das 18h00 às 22h00, nas instalações da NOVA FCSH.

Corpo Docente

O corpo docente é composto por professores, investigadores e bolseiros do ensino superior habilitados com os graus de Doutor e Mestre:

Irene Tomé

Andreia Vieira

Isabel Alçada

Conferencistas:

João Palmeiro

Outras colaborações:

Ana Carvalho

Cátia Preguiça

Júlio Ramos

Luís Fernandes

Pedro Santo

Centro Luís Krus - Formação ao Longo da Vida

E-mail: clk.flv@fcsh.unl.pt

Telefone:  + 351 217 90 83 00

Centro de Investigação

Centro de Investigação para Tecnologias Interativas – CITI

E-mail: citi.unl@gmail.com

Website: http://www.citi.pt/pos-graduacao/

Telefone: 21 790 83 00, ext: 1597 ou 1598

Entidade parceira que colabora na realização do curso: Associação Portuguesa de Imprensa – API

Ligações Úteis

Concluída a pós-graduação o estudante poderá:

Estagiar na Associação Portuguesa de Imprensa – API, ou numa das empresas de comunicação associadas, em função das necessidades da entidade parceira.