Acções do Documento

Globalização, Diplomacia e Segurança

 

CANDIDATURAS

Número de vagas: 25 | Propina: 1.500€ (mil e quinhentos euros).

Critérios de seleção dos candidatos

A seleção dos candidatos será feita por Comissão própria da pós-graduação e obedece aos seguintes critérios:

  1. Análise curricular;
  2. Aferição da experiência profissional e exercício de atividade profissional, se aplicável;
  3. Entrevista, quando necessário.

 

Coordenação

Teresa Ferreira Rodrigues - NOVA FCSH

Rui Pais dos Santos – (IUM) Instituto Universitário Militar

Em colaboração com o Instituto Universitário Militar (IUM) do Ministério da Defesa Nacional e o Instituto Diplomático (ID) do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

 

Área científica

Comunicação, Política, Linguagem e Filosofia.

Palavras-chave

Literatura; escrita; ficção; teatro; comédia.

 

Apresentação

Veja o vídeo:

* A pós-graduação conta agora com a coordenação do Tenente-Coronel Rui Pais dos Santos (em substituição do Tenente-Coronel Rui Vieira).

 

Plano de Estudos

Conheça o programa curricular detalhado.

 

Veja aqui a OFERTA CURRICULAR.

Duração: 2 semestres | Número de créditos: 60 ECTS (European Credit Transfer System).

A conclusão com aprovação do curso (60 ECTS) confere um diploma de Pós-graduação em Globalização, Diplomacia e Segurança.

O Curso é constituído por:

  • três unidades curriculares de 10 ECTS lecionadas no 1.º semestre, duas unidades curriculares de 10 ECTS, uma das quais optativa e duas de 5 ECTS lecionados no 2.º semestre, sendo todas de caráter teórico-prático.

As competências adquiridas nas diferentes unidades curriculares serão aplicadas em trabalhos de investigação individual e em grupo, alguns dos quais em sala de aula e sujeitas a avaliação.

 

Avaliação

Avaliação individual na escala de 0 a 20 valores.

 

Horários

O curso funcionará em horário pós-laboral às 4.ª e 5.ª feiras das 18h00 às 22h00 (nas instalações da NOVA FCSH e do IUM). No 2º semestre a Opção Condicionada é ministrada às 6.ª feiras, na NOVA FCSH.

 

Destinatários e Objetivos

O Curso destina-se a licenciados nas áreas das Ciências Sociais e Humanas, Ciências Militares e outras no âmbito da Segurança e Defesa, titulares de Grau do 1º Ciclo ou habilitação equivalente, aos quais se pretende proporcionar formação avançada na área da diplomacia e da segurança.

Tem como objetivos os seguintes:

  1. Avaliação dos grandes riscos atuais e os equilíbrios possíveis num mundo global, proporcionando um elevado grau de preparação teórica e aplicada, contribuindo para a qualificação dos candidatos no exercício de funções de liderança, diplomacia ou de assessoria técnica nas estruturas públicas do Estado, empresas, organismos privados e no quadro da sociedade civil no atual sistema internacional.
  2. Consolidar conhecimento num enquadramento teórico, prático e interdisciplinar sobre grandes questões nacionais e internacionais decorrentes dos desafios e oportunidades num contexto de globalização e de novos contornos de segurança, habilitando os participantes a melhor compreender, debater o quadro de transformações e riscos crescentes do mundo contemporâneo.
  3. Dotar os participantes de um conjunto de conhecimentos e metodologias de simulação e análise prospetiva, que permitam uma compreensão rigorosa dos assuntos de natureza global, regional e nacional na área das grandes temáticas internacionais, numa perspetiva multidimensional e multidisciplinar, numa lógica de ligação entre as áreas do conhecimento das Relações Internacionais e das Ciências Militares.
  4. Desenvolver competências de aplicação dos conhecimentos à formulação, equacionamento e resolução de problemas em contextos temáticos diversificados e conjunturas complexas, que decorrem do processo de globalização e da atual perceção de risco e envolvam a tomada de decisões no âmbito da política internacional.

 

Docentes

Ana Santos Pinto

Carla Patrício Fernandes

Catherine Moury

Daniel Marcos

Joana Castro Pereira

José Duarte de Jesus

José Félix Ribeiro

João Pinto Correia

José Santos Gonçalves

José Vegar

Raquel Vaz Pinto

Rui Pais dos Santos

Teresa Ferreira Rodrigues

 

Contactos

Centro Luís Krus - Formação ao Longo da Vida

E-mail: clk.flv@fcsh.unl.pt

Telefone:  + 351 217 90 83 00

 

Ligações Úteis

Topo da Página