Mudança de Par Instituição / Curso

Candiaturas

Informação geral

A mudança de par instituição/curso é o ato pelo qual um estudante se matricula e ou inscreve em par instituição/curso diferente daquele(s) em que, em anos letivos anteriores, realizou uma inscrição, podendo ter lugar com ou sem interrupção de matrícula e inscrição numa instituição de ensino superior.

A mudança de par instituição/curso está sujeita a limitações quantitativas. Os prazos em que devem ser praticados os atos no regime de mudança de par instituição/curso são fixados anualmente e anunciados neste portal.

De acordo com a Portaria n.º 181-D/2015, de 19 de junho podem requerer a mudança de par instituição/curso os estudantes que:

• Tenham estado matriculados e inscritos noutro par instituição/curso e não o tenham concluído.
    • Tenham realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse par, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso – os quais podem ter sido realizados em qualquer ano letivo.
    • Tenham, nesses exames, a classificação mínima exigida pela instituição de ensino superior, nesse ano, no âmbito do regime geral de acesso.

Digitalização de documentos a submeter na candidatura online:

• Documento de identificação
    • NIF (para quem não tem Cartão de Cidadão)
    • Certidão de aproveitamento em unidades curriculares (a)
    • Comprovativo de realização dos exames nacionais
    • Certificado do 10.º, 11.º e 12.º anos
    • Declaração emitida pelo estabelecimento de ensino superior de origem em como não se encontra prescrito (b)
    • Declaração emitida pelo estabelecimento de ensino superior de origem sobre o regime de acesso.

a) Se é estudante da NOVA FCSH deverá imprimir da Secretaria Virtual o histórico das unidades curriculares realizadas;

b) Se é estudante da NOVA FCSH deverá enviar declaração sob compromisso de honra em como não se encontra prescrito.

Calendarização

AçãoInícioFimLocal / Locais
Fixação de vagas

23 de julho de 2019

- Div. Académica da NOVA FCSH
www.fcsh.unl.pt
Apresentação das candidaturas 23 de julho de 2019 1 de agosto de 2019 - On-line www.fcsh.unl.pt
Afixação dos editais de colocação 6 de setembro de 2019 - Div. Académica da NOVA FCSH
- www.fcsh.unl.pt
Matriculas e inscrições 9 de setembro de 2019 13 de setembro de 2019 - Div. Académica da NOVA FCSH

LicenciaturaVagas
Antropologia 4
Arqueologia 2
Ciência Política e Relações Internacionais 5
Ciências da Comunicação 8
Ciências da Linguagem 2
Ciências Musicais 4
Estudos Portugueses 2
Filosofia 2
Geografia e Planeamento Regional 7
História 3
História da Arte 4
Línguas, Literaturas e Culturas 6
Sociologia 4
Sociologia (pós-laboral) 0
Tradução 5

Critérios de Seriação

Para o regime de mudança de Par instituição/curso:

- Média das disciplinas específicas exigidas para acesso ou das disciplinas do curso de Ensino Complementar ou das disciplinas dos 10.º/11.º anos de escolaridade, fixadas como disciplinas específicas para acesso;

- Maior número de unidades curriculares realizadas no curso anterior.

- Classificação média das unidades curriculares realizadas;

- Posicionamento mais avançado no curso.

Os critérios enunciados poderão ser complementados por uma entrevista.

Creditação

Um estudante pode requerer a validação de competências adquiridas no decurso da realização de um curso superior, curso de especialização tecnológica, formação pós-secundária ou profissional certificada, ou ainda através de experiência profissional para efeitos de conclusão ou prosseguimento de estudos na NOVA FCSH.

O processo de creditação resulta num número determinado de créditos, que tem por efeito isentar o estudante da aquisição de igual número de créditos previstos pelo plano curricular do curso de destino.

Consultar:

Regulamento n.º 370/2015 - Regulamento de Creditação de Competências Académicas e Profissionais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

Despacho n.º 52/2010, Alteração de Plano Curricular: Creditação de Unidades Curriculares

Pedido de creditação

Os pedidos de creditação são efetuados da seguinte forma:

a) Os secretariados departamentais ficarão encarregados de fornecer informações sobre a tramitação do processo em todas as suas fases;

b) Caberá aos coordenadores de curso fornecer as informações de carácter científico e esclarecer dúvidas de aplicação do regulamento de creditação da NOVA FCSH. O regulamento encontra-se

disponível na Intranet;

c) Pedidos de reapreciação ou de esclarecimento de critérios e creditação já concluída, bem como reclamações, devem ser dirigidos por escrito ao Conselho Científico, que em regra responderá também por escrito.

Documentos a entregar no ato do pedido a confirmar junto dos secretariados.

O pedido de creditação é sujeito ao pagamento de uma taxa.

Consultar:

Emolumentos em vigor

Despacho n.º 27/2016 - Isenções à tabela de emolumentos

Propinas

O valor da propina anual para o ano letivo de 2019/2020 é de 871.52€.

O valor da propina anual para o ano letivo de 2019/2020 para o Estudante Internacional é de 3500€.