Visto e Autorização de Residência

Documentos Necessários

Um estudante estrangeiro não comunitário que pretenda ingressar na FCSH/NOVA, deverá:

a) Possuir passaporte válido, com validade superior em pelo menos três meses à duração da estadia pretendida;

b) Ter visto válido e adequado à finalidade pretendida, caso seja necessário. O visto deve ser sempre solicitado numa missão diplomática ou posto consular de carreira português sedeado no estrangeiro.

Visto de Residência

O Visto de Residência para Estudo é concedido para obtenção de autorização de residência para os efeitos indicados. O nacional de Estado parceiro deve:

• Possuir documento de viagem, cuja validade cubra pelo menos a duração prevista da estada;
    • No caso de ser menor de idade nos termos da legislação nacional, seja autorizado por quem exerce o poder paternal para a estada prevista;
    • Só é possível obter o visto de estudo apresentando os seguintes documentos:

- Requerimento em modelo próprio;

- Documento de viagem válido (mais de três meses após validade do visto);

- Três fotos tipo-passe;

- Certificado de registo criminal;

- Atestado médico ou seguro de saúde;

- Comprovativo das condições de alojamento em Portugal;

- Comprovativo da existência de meios de subsistência em Portugal;

- Comprovativo de Matrícula ou Carta de Aceitação emitida pela FCSH/NOVA.

Um estudante só poderá matricular-se na FCSH/NOVA se, antes de sair do seu país, tiver obtido o Visto de Residência para Estudo, qualquer que seja a duração do período de estudos. Relembramos a necessidade de encaminhar a candidatura com antecedência, relativamente aos prazos indicados, dado que a obtenção do Visto de Estudo poder demorar até 60 dias após a entrada do pedido.

Autorização de Residência

O Visto de Residência para Estudo é válido pelo período de 120 dias (cerca de 4 meses). À chegada a Portugal, os alunos deverão contactar o SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras para agendamento de uma reunião para obtenção da Autorização de Residência.

A Autorização de Residência é válida durante um ano. A renovação deste documento deverá ser feita 30 dias antes da sua data de expiração, mediante marcação de nova reunião com o SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Esta informação não dispensa a consulta junto do SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras

Contactos Úteis

Alto Comissariado para as Migrações: informacoes@acidi.gov.pt

Linha SOS Imigrante: 808 257 257

Centros de Contacto do SEF

Os estudantes devem tentar chegar a Portugal durante o dia e de preferência durante a semana, pois será mais fácil contactar alguém caso haja necessidade de ajuda, nomeadamente na FCSH/NOVA. Os estudantes deverão fazer-se acompanhar de boletim de vacinas.