Infraestrutura Rossio

Infraestrutura Rossio

O que é o ROSSIO?

O ROSSIO é uma infraestrutura portuguesa de investigação que pretende ser uma referência nas áreas das Ciências Sociais, Artes e Humanidades. Permitirá acesso aberto e intuitivo a conteúdos digitais únicos e diversificados. O ROSSIO integra o Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico e é o representante português no Digital Research Infraestructure for the Arts and Humanities (DARIAH).

Objetivos

O ROSSIO pretende agregar, organizar, interligar, contextualizar, enriquecer e difundir um universo ímpar de conteúdos digitais provenientes de atividades de investigação, repositórios, arquivos, bibliotecas, coleções de arte e bases de dados de várias instituições de referência. Os conteúdos digitais serão indexados de acordo com uma estrutura de metadados em linha com padrões internacionais e enriquecidos com informação contextual.

Parceiros

O ROSSIO é formado por um consórcio, coordenado pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, destacando-se a sua Divisão de Bibliotecas e Documentação e as suas Unidades de Investigação. Dele fazem igualmente parte a Câmara Municipal de Lisboa (através da Divisão do Arquivo Municipal), a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (através do Arquivo Nacional Torre do Tombo), a Direção-Geral do Património Cultural, a Fundação Calouste Gulbenkian (através da sua Biblioteca de Arte e Arquivo) e o Teatro D. Maria II. Conta ainda com a participação de provedores de conteúdos, como é o caso do Arquivo.pt.

Financiamento

O ROSSIO conta com um financiamento de cerca de 4,8 milhões de euros do Programa Operacional Regional de Lisboa, apoiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P./MCTES, através de fundos nacionais (PIDDAC), sob o projeto n.º 22139 – Infraestrutura ROSSIO – Ciências Sociais, Artes e Humanidades.

A NOVA FCSH na infraestrutura ROSSIO

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa é a instituição académica líder e de maior abrangência disciplinar no contexto das CSAH em Portugal. Como coordenadora do consórcio ROSSIO, assegura a credibilidade científica da infraestrutura, integrando os seus acervos e o resultado dos trabalhos realizados ao longo das últimas décadas pelas suas Unidades de Investigação financiadas e avaliadas pela FCT.

Ficha de projeto

Portuguese Roadmap of Research Infrastructures