Ciclo de Conferências "Revolução e Democracia"

40 anos_sic

Ao completarem-se quatro décadas sobre a Revolução do 25 de abril de 1974, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa organiza durante todo o ano de 2014 um ciclo de conferências temáticas mensais intitulado «Revolução e Democracia: 40 anos do 25 de abril».

A democracia portuguesa apresenta a particularidade histórica de ter tido origem numa revolução social e política, circunstância que legou ao regime democrático que entretanto se consolidou um conjunto de características cívicas, políticas, sócio-económicas e culturais que o distinguem. São elas o universalismo, a inclusão e a igualdade, em conjunto com uma clara opção europeia e pelo desenvolvimento. A origem revolucionária distingue, assim, a democracia portuguesa, pelo que a atenção dada a este aspeto singulariza, de igual modo, o presente Ciclo de Conferências.

Num contexto difícil e de incerteza para a sociedade portuguesa, os legados da revolução serão objeto de atenção demorada, análise e discussão por um conjunto de personalidades cuja participação cívica ajudou a moldar as diversas áreas da vida coletiva do Portugal democrático, da Política à Cultura, passando pela Educação e a Universidade, a Economia e o Território, as Desigualdades Sociais, a Religião e os Movimentos Cívicos.

Com este contributo para a celebração dos 40 Anos do 25 de abril, a FCSH reforça a ligação entre a universidade e a comunidade, proporcionando um diálogo enriquecedor entre personalidades de dentro e de fora da academia, e convidando à participação de todos os cidadãos interessados.

Plano das conferências temáticas mensais

FCSH/NOVA, Auditório 1, Torre B | 18h00 – 19h30

Tópico