Exposição 40 anos de Liberdade

Com início no dia 24 de março e até ao final de abril, a Associação de Estudantes da FCSH/NOVA promoveu uma mostra de cartazes sobre as comemorações do 25 de abril ao longo destes últimos 40 anos.

Ver fotos

AEFCSH - Associação de Estudantes da FCSH/NOVA

Parceria: Associação 25 de Abril

Murs Rebelles

De 5 de maio a 5 de junho, a FCSH/NOVA acolhe Murs Rebelles, uma exposição sobre iconografia nacionalista contestatária.

A exposição conta com mais de 100 fotografias e é o resultado do trabalho de investigação de dois professores universitários franceses, Xavier Crettiez, e Pierre Piazza, sobre três organizações terroristas europeias:  a FLNC (Frente de Libertação Nacional da Córsega), o IRA (Irish Republican Army) e a ETA (Euskadi Ta Askatasuna).

Este conjunto de imagens propagandistas salienta a importância das reivindicações expressas em inscrições murais, feitas por estes grupos e pretende ajudar a compreender o discurso extremista destes grupos armados, bem como os fenómenos autonomistas e regionalistas de cada um deles.

A exposição está patente ao público no Edifício ID, piso 1, no campus da FCSH/NOVA.

murs.jpg

Murs Rebelles – vídeo de apresentação

Departamento de Estudos Políticos

Projeção de fotografias - O 25 de abril visto por olhares estrangeiros

Organizada pelo Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens (CECL) e pelo departamento de Ciências da Comunicação,  a projeção de fotografias intitulada “O 25 de abril visto por olhares estrangeiros" pretendeu dar a conhecer a fotografia de conceituados fotógrafos estrangeiros, tais como Joseph Koudelka, Jean Gaumy, Guy Le Querrec, que estiveram em Portugal logo a seguir ao 25 de abril e que dessa experiência formaram o retrato, não apenas jornalístico, mas também de cunho antropológico e cultural.

A projeção decorreu na Torre B entre os dias 12 e 16 de maio de 2014.

Veja o vídeo com as imagens

CECL - Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens

Departamento de Ciências da Comunicação

1974 • 40 lugares − 40 anos • 2014

O Departamento de Geografia e Planeamento Regional da FCSH/NOVA apresenta uma iniciativa que tem por base a recolha e seleção de imagens (fotografias, mapas, gráficos) sobre Portugal antes e depois de 1974, demonstrando as mudanças ocorridas nestas quatro décadas.

Clique na imagem para ver as 40 fotos

copy_of_image_preview.jpg

Departamento de Geografia e Planeamento Regional

Semana dos Livros Censurados

A Semana dos Livros Censurados (Banned Books Week, 22 a 27 de setembro de 2014), foi uma iniciativa de treze instituições e projetos norte-americanos, apoiada pelo Centro do Livro da Biblioteca do Congresso Americano, à qual a FCSH/NOVA se associou simbolicamente através desta exposição organizada pelos alunos de Introdução aos Estudos Literários (IEL) do Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas da Faculdade.

Inserida nas comemorações dos “40 Anos da Democracia” da FCSH/NOVA, a iniciativa foi organizada pelos alunos em parceria com a Biblioteca Mário Sottomayor Cardia da Faculdade e pretendeu chamar a atenção para a atual censura de livros um pouco por todo o mundo, proibição que limita direitos básicos como a liberdade de expressão, o acesso à informação e o direito à leitura.

A maioria dos livros estrangeiros expostos, entre 21 e 27 de setembro, na Biblioteca e no hall de entrada da Torre B da FCSH/NOVA estiveram até há pouco tempo e/ou estão ainda em listas de livros proibidos em países como os EUA, a Austrália, a China, a Coreia do Norte, a Índia e o Reino Unido, entre outros.

Os livros portugueses expostos, selecionados de entre os que existem na nossa biblioteca, foram proibidos até 1974.

A título de exemplo, o site da Banned Books Week revela que, em 2012, nas escolas dos EUA, foram proibidos ou considerados problemáticos cerca de 464 livros.

Para mais informações sobre a Banned Books Week: http://www.bannedbooksweek.org

Veja todas as imagens