Dezembro
« Dezembro 2017 »
Do

Ciclo de Conferências: "Manuscritos de Alcobaça"

O quê
  • Científico
Quando 2017-05-26
de 15:00 até 17:00
Onde Mosteiro de Alcobaça
Nome do Contacto

Organização:

Direção-Geral do Património Cultural / Mosteiro de Alcobaça em parceria com o Instituto de Estudos Medievais (IEM-FCSH/NOVA)

Orador(es):

Ana Lemos (IEM-FCSH/NOVA), Luís Correia de Sousa (IEM-FCSH/NOVA)

A terceira sessão do Ciclo de Conferências: Manuscritos de Alcobaça decorrerá no dia 26 de maio, e conta com as conferências de Ana Lemos e de Luís Correia de Sousa.

1.ª Conferência | "Os livros de horas em Alcobaça", por Ana Lemos (Instituto de Estudos Medievais FCSH/NOVA)

O que nos diz um livro de horas sobre a sua pertença a Alcobaça? Para além do calendário, que outros indícios nos fornece o estudo dos textos? Haverá alguma oração específica que os ligue à ordem cisterciense? É este trabalho de detective que aqui vos propomos levar a cabo, de forma a identificarmos as particularidades dos livros de horas de Alcobaça.

2.ª Conferência: "A Bíblia de D. Mafalda da livraria de Alcobaça", por Luís Correia de Sousa (Instituto de Estudos Medievais da FCSH/NOVA)

Pelo testamento de D. Mafalda Sanches (c.1195/96-1256), filha de D. Sancho I e D. Dulce de Barcelona, sabemos que os monges de Alcobaça lhe emprestaram uma pequena Bíblia iluminada, objecto de grande valor artístico que justificava a sua guarda em hum caixão que chamão das três chaves. Trata-se, segundo os estudos mais recentes, da Bíblia portátil mais antiga que temos nas nossas colecções, objecto de particular interesse que importa dar a conhece.

Entrada livre.

Mais informação sobre este evento…