Março
« Março 2019 »
Do

Apresentação do Livro: "Mulheres da Clandestinidade"

O quê
  • cultural
Quando 2017-04-27
de 18:30 até 20:00
Onde Fórum Municipal Romeu Correia (Almada)
Nome do Contacto

Organização: Instituto de História Contemporânea da FCSH/NOVA

Oradora: Paula Godinho (IHC-FCSH/NOVA)

A obra de Vanessa de Almeida será apresentada por Paula Godinho (IHC-FCSH/NOVA), numa sessão acolhida pela Câmara Municipal de Almada no Fórum Municipal Romeu Correia.

Sinopse:
Ao longo de todo o Estado Novo, a oposição a Salazar e Marcelo Caetano foi também feita por mulheres que com enorme sacrifício pessoal abandonaram as suas casas, a sua família, as suas terras, até o seu nome, para mergulhar na clandestinidade e a partir dali combater o regime.

Atuando na sombra, levando uma vida silenciosa e correndo inúmeros riscos todos os dias, a sua conduta constituiu um extraordinário exemplo de bravura, de sacrifício e de dedicação a uma causa cívica e política que contribuiu de forma decisiva para a queda de um regime ditatorial e para o advento da Democracia.

Recolhendo testemunhos de vida de mulheres que passaram por experiências tão marcantes, Mulheres da Clandestinidade resgata do silêncio vozes fundamentais de um combate singular e constitui, ao mesmo tempo, um merecido tributo a uma militância norteada por uma abnegação e por uma coragem que continuam a surpreender.

Sobre a autora:

Vanessa de Almeida nasceu em Lisboa. É licenciada em História (variante História da Arte) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e mestre em Antropologia, na área de especialização em Direitos Humanos e Movimentos Sociais, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Autora de dois livros e com colaboração em várias obras coletivas, tem como temáticas de interesse os movimentos sociais, a clandestinidade política, o género e os usos da memória. É investigadora do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

Entrada livre.

Mais informação sobre este evento…