« Setembro 2018 »
Do

Colóquio: “Vamos lá argumentar! Aprender a aplicar uma sequência de atividades pedagógicas dirigidas ao desenvolvimento do raciocínio crítico dos alunos”

O quê
  • Científico
Quando 2018-09-15 10:15 até
2018-09-29 16:30
Onde Multiusos 2 (Edifício ID, Piso 4)
Nome do Contacto
iCal

Organização: Dra. Chrysi Rapanta, IFILNOVA (como parte do Dissemination Interface)

O presente colóquio-ação de formação baseia-se no sucesso comprovado de um programa pedagógico inovador que nasceu nos Estados Unidos e foi desenvolvido pela Professora Deanna Kuhn do Teachers’ College, Columbia University. Este situa a argumentação na sala da aula enquanto método de ensino dialógico apropriado tanto para o desenvolvimento do raciocínio crítico dos alunos como para a aprendizagem de conteúdos curriculares tratados no discurso argumentativo.

Os objetivos a atingir são os seguintes:

1) Aprender a implementar a sequência de 10-12 sessões que formam o programa pedagógico “Argue with me” (trad. Vamos lá Argumentar);

2) Perceber os benefícios da argumentação enquanto método pedagógico para o desenvolvimento das habilidades de raciocínio crítico dos alunos na adolescência;

3) Aprofundar o conceito da “evidência” e o uso do conhecimento curricular e não-curricular como parte integrante da justificação das afirmações dos alunos sobre tópicos debatíveis;

4)Desenvolver as capacidades argumentativas adequadas e de trabalho de grupo de modo colaborativo; e

5) Refletir sobre o valor do raciocínio argumentativo, em geral, e deste programa em particular para a preparação dos alunos em relação aos requisitos descritos no “Perfíl dos alunos à saída da escolaridade obrigatória” publicado pelo Ministério de Educação (2017).

Programa do evento:

Entrada livre.

Mais informação sobre este evento…