« Abril 2019 »
Do

Colóquio: "A História de Hayden White"

O quê
  • Científico
Quando 2018-04-12
de 16:00 até 19:00
Onde Biblioteca Nacional de Portugal
Nome do Contacto
iCal

Organização: Instituto de História Contemporânea da NOVA FCSH e CHAM - Centro de Humanidades

Oradores:

• The Burden of History (1966) por José Neves (NOVA FCSH, Instituto de História Contemporânea)
    • Historical Text as Literary Artifact (1974) por Joana Cunha Leal (NOVA FCSH, Instituto de História de Arte)
    • The Tropics of History: the Deep Structure of the New Science (1976) por Maria-Benedita Basto (Université de Paris – Sorbonne IV)
    • The Modernist Event (1996) por Luís Trindade (NOVA FCSH, Instituto de História Contemporânea; Birkbeck College)
    • Guilty of History? The longue durée of Paul Ricoeur (2007) por João Luís Lisboa (NOVA FCSH, CHAM – Centro de Humanidades)
    • The Practical Past (2010) por Rui Tavares (European University Institute, School of Transnational Governance)
    • Moderação de Elisa Lopes da Silva (ICS-ULisboa)

Na ocasião do lançamento do mais recente número da revista Práticas da História, os editores evocam a obra de Hayden White, historiador falecido em 2018.

A morte do historiador norte-americano Hayden White (1928-2018) é a ocasião para um regresso à leitura da sua obra, elemento incontornável nos debates sobre a disciplina da História, os seus limites e as suas possibilidades, ou não fosse ele o autor que maior atenção suscitou no campo específico da Teoria da História, pelo menos desde o seu livro “Metahistory – the Historical Imagination in Nineteenth-Century Europe“, de 1973. Foi, no entanto, em torno de vários dos seus ensaios – um género que cultivava com particular apreço – que a chama do debate acerca das suas propostas se foi mantendo sempre viva, convocando, de modo frequentemente polémico, figuras de proveniência tão diversa como Albert Camus, Michael Oakeshott, W.G.Sebald, Judith Butler ou Oliver Stone. E é em torno desses gestos ensaísticos que a revista Práticas da História – A Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past organiza esta sessão, em que igualmente faremos uma breve apresentação de mais um número da nossa revista. Para discutir os contributos de White, convidámos alguns colegas a debruçarem-se sobre um ensaio de White à sua escolha, compondo-se assim um programa que nos levará do seu texto seminal sobre o fardo da história às suas intervenções mais recentes em torno da ideia de um passado prático.

Entrada livre.

Mais informação sobre este evento…