Eventos
Outubro
« Outubro 2017 »
Do
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031
 
Acções do Documento

Colóquio: "Dois acontecidos happenings & outras performatividades"

O quê
  • cientifico
Quando 2017-04-21
de 10:00 até 18:00
Onde Escola Superior de Música de Lisboa
Nome do Contacto
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

Organização: FCSH e FCT da NOVA e a FBAUL

 

Orador(es):

Cláudia Madeira
Isabel Pires
Hélia Marçal
Diogo Alvim
António Sousa Dias
João Onofre
Cristiana Tejo e Paulo Reis
Andreia Nogueira
Francisco Monteiro
Eduardo Sérgio & Clotilde Rosa

Programa Paralelo:
Ernesto Melo e Castro (texto: "Comunicação oral")
António Barros (vídeo:“John Cage, Música FLUXUS e outros gestos da música aleatória em Jorge Lima Barreto”)

 

O que propomos no primeiro encontro deste ciclo cujo título faz referência ao texto de Ernesto de Melo e Castro “Dois acontecidos happenings” é não só fazer uma retrospetiva desses dois eventos experimentais portugueses “Concerto e Audição Pictórica” (1965, Galeria Divulgação) e “Conferência Objecto” (1967, Galeria Quadrante), mas a partir deles desenvolver uma análise do papel da música nas suas diversas dimensões e relações (sonoridades, performatividades, registos e hibridizações com outras artes). A partir desses “Dois acontecidos happenings” procura-se abrir um diálogo transversal com alguns dos seus referentes, como John Cage, e com algumas das suas derivas, como os pianos preparados de Jorge Peixinho, a música experimental de Jorge Lima Barreto, a composição de Clotilde Rosa, ou o piano a arder de João Onofre. Do Brasil, chegam-nos ainda, entre outros, os exemplos de Márcia X e Alex Hamburguer na sua Tricyc(l)age.

Exemplos práticos e a re-performance do Jogo projectado I de Clotilde Rosa revestirão de uma dimensão prática estas ‘performatividades´.

O “Concerto e Audição Pictórica” aconteceu a 7 de Janeiro de 1965 na Galeria Divulgação, sob proposta de Jorge Peixinho e com a participação de António Aragão, Salette Tavares, Manuel Batista, Mário Falcão, Ernesto de Melo e Castro.

A “Conferência Objecto”, teve lugar no dia 17 de Abril de 1967 e decorreu na Galeria Quadrante, sendo apresentada por José Augusto França e constituída por Jorge Peixinho, Ana Hatherly, José Alberto Marques, Ernesto de Melo e Castro.

 

Entrada livre.

Mais informação sobre este evento…

Topo da Página
classificado em: