Julho
« Julho 2018 »
Do

Colóquio: "Mesa, Cerimónias e Rituais"

O quê
  • Científico
Quando 2018-05-10 09:00 até
2018-05-11 18:00
Onde Palácio Nacional da Ajuda
Nome do Contacto
iCal

Organização: IELT - Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, PNA - Palácio Nacional da Ajuda e DIAITA – Património Alimentar da Lusofonia

Dias 10 e 11 de maio terá lugar no Palácio Nacional da Ajuda a terceira edição dos Colóquios de Primavera DIAITA – Património Alimentar da Lusofonia este ano dedicada ao tema "Mesa, Cerimónias e Rituais".

O programa destes dois dias abarca, sob diversas perspetivas (literária, artística, histórica), os cerimoniais que marcam a mesa no Ocidente, deste a matricial Última Ceia passando pelo aparato nos banquetes diplomáticos ou nas refeições privadas (laicas e religiosas). O evento reune investigadores portugueses e estrangeiros da esfera museológica, diplomática e académica para refletir sobre temas como a evolução dos menus destinados a solenidades (refeições de estado, casamentos), a etiqueta de mesa e os rituais de civilidade, as consequências da passagem do serviço à francesa para o serviço à russa, a materialidade de peças simbólicas, os ornamentos de mesa, os espaços privados palacianos e os públicos. Bruno Laurioux e de Allen Grieco, reputados investigadores de história cultural da alimentação estarão presentes.

A organização do encontro está a cargo do projeto DIAITA – Património Alimentar da Lusofonia, do IELT – Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, do CECH – Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos e do Palácio Nacional da Ajuda. Inscrições e informações através do e-mail inscricoes.mesacerimoniasrituais@fcsh.unl.pt.

Preçário:
25€ – Público geral
12,50€ – Estudantes (mediante apresentação de cartão de estudante), GAPNA (Grupo de Amigos do Palácio Nacional de Ajuda) e membros do DGPC (Direcção Geral do Património Cultural)
Desempregados – Gratuito (mediamente apresentação do comprovativo do Centro de Emprego)

Ver programa do evento

Mais informação sobre este evento…