Eventos
Abril
« Abril 2017 »
Do
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30
 
Acções do Documento

Conferência: “I am not there”

O quê
  • Científico
Quando 2017-05-17 15:00 até
2017-05-19 22:00
Onde FCSH/NOVA (Edíficio ID; Torre A e Torre B)
Nome do Contacto
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

Organização: CESEM e CETAPS

Oradores: Stephen Wilson e Telmo Rodrigues

Na senda do anúncio oficial do Prémio Nobel, as opiniões dividiram o público e os críticos. O CETAPS e o CESEM, da Universidade NOVA de Lisboa, decidiram pois discutir e celebrar o significado estético, histórico, político e cultural da obra musical, literária e artística (visual) de Bob Dylan, bem como as suas influências e as implicações da sua recente distinção.

Esta conferência será, senão o primeiro, um dos primeiros encontros científicos que, a nível mundial, se propõem debater estas questões. Nela participarão não só investigadores nacionais, mas também cientistas oriundos dos Estados Unidos da América, Reino Unido, França, Bélgica, Holanda, Itália, Noruega, Finlândia, Eslováquia e Sérvia. Para além destas intervenções, uma parte essencial do programa será a exibição, na tarde de 17 de maio, do filme que dá nome à conferência: I Am Not There (2007). Realizado por Todd Haynes, com argumento em co-autoria por Oren Moverman, entrecruza as histórias de sete personagens inspiradas em Dylan.

De acordo com Haynes, “No momento em que se tenta agarrar em Dylan, ele já não está onde ele estava. É como uma chama: Se o tentarmos segurar na mão, certamente nos queimaremos. A vida de Dylan, permanentemente em mudança e os constantes desaparecimentos e transformações fazem querer agarrá-lo e prendê-lo. E é por isso que sua base de fãs é tão obsessiva, desejosos que estão de encontrar a verdade, os absolutos e as suas respostas – coisas que Dylan nunca fornecerá e apenas frustrará” (apud D. Dalton, Who Is the Man?: In Search of the Real Bob Dylan, 2012). O encontro será concluído com a atuação da banda rock e blues rock londrina Arable Desert, que se apresentará no espaço da FCSH/NOVA. Tocará originais e, claro, covers de Bob Dylan.

A entrada neste concerto, na projeção do filme e em todas as restantes atividades da Conferência será gratuita.

 

Mais informação sobre este evento…

Topo da Página
classificado em: