« Outubro 2019 »
Do

Conferência: "A hecatombe da guerra: impactos na saúde, demografia e pensamento contemporâneo (séculos XIX-XXI)"

O quê
  • cientifico
Quando 2017-06-19 09:00 até
2017-06-20 18:00
Onde Edifício ID (Sala Multiusos 2 e 3)
Nome do Contacto

Organização:

• Instituto de História Contemporânea - IHC - FCSH/NOVA
    • CHAM - Centro de Humanidades - FCSH/NOVA

Oradores:

• José Miguel Sardica (Faculdade de Ciências Humanas da UCP)
    • Ioan Bolovan (Babeş - Bolyai University; Romanian Academy)

Esta conferência, organizada pelo IHC e CHAM, pretende abrir o debate historiográfico numa temática ainda pouco explorada, salientando a situação vivida por países nem sempre preponderantes nos conflitos bélicos.

Este congresso tem por objetivo contribuir para uma reflexão aprofundada sobre as consequências das guerras na saúde das populações civis e militares e os efeitos demográficas daí decorrentes. Qual terá sido a evolução da mortalidade militar e civil, incluindo a mortalidade infantil, durante e após um conflito armado?

Terá este causado desequilíbrios na distribuição dos sexos, na composição da estrutura etária da população ou até no aceleramento do envelhecimento demográfico? De que forma foi a fecundidade afetada?

Alguns estudos mencionam, no pós-guerra, o aumento do número de divórcios e da separação de casais, enquanto outros insistem na rápida recuperação do mercado matrimonial. Então como reagem, por exemplo, as noivas que ficaram por casar ou as viúvas de guerra?

Sabemos que o mesmo conflito produziu consequências demográficas dissemelhantes consoante as nações beligerantes. Torna-se, por isso, fundamental a promoção de estudos comparativos entre os países e até entre regiões do mesmo Estado. Podemos ainda questionar-nos como reagiram as sociedades face aos cataclismos demográficos, designadamente através da ampliação e recomposição do mercado matrimonial.

Valor da entrada:

• 10,00 € – estudantes
    • 20,00 € – outros investigadores

Ver programa

Mais informação sobre este evento…