« Setembro 2017 »
Do

Conferência: "A Organização das Nações Unidas: seus contornos e fragilidades"

O quê
  • Científico
Quando 2017-09-14
de 18:00 até 20:00
Onde Instituto de História Contemporânea - NOVA FCSH
Nome do Contacto

Organização: Instituto de História Contemporânea da NOVA FCSH

Oradora: Aurora Almada e Santos (IHC - NOVA FCSH)

Regresso das conferências mensais na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, na Amadora - uma iniciativa do Laboratório de História do IHC.

Desde o seu estabelecimento, a Organização das Nações Unidas tem sido fundamental nas relações internacionais, que dificilmente poderão ser entendidas sem se ter em atenção o seu contributo. A Organização sofreu inúmeras transformações, desenvolvendo um estilo próprio, uma cultura e uma burocracia.

Devido a um processo de evolução informal, gradualmente passaram a existir “três Nações Unidas”: a dos governos, que decorre diretamente das disposições da Carta; a dos funcionários, que ganharam uma grande independência de ação; e a dos Atores Não Estatais, que crescentemente participam no seu processo de decisão.

Esta palestra tem como objetivo perceber os contornos da Organização, designadamente o seu surgimento, os propósitos que pretendia satisfazer, a sua composição, os mecanismos que lhe foram atribuídos para o cumprimento da sua missão e a sua adaptação às mudanças internacionais que não foram antecipadas no momento da fundação.

Daremos uma atenção especial às atuais fragilidades e contradições do sistema das Nações Unidas, quer se trate do desequilíbrio nos poderes entre os seus órgãos, da existência de procedimentos pouco definidos ou da grande liberdade de ação atribuída a determinados indivíduos.

Entrada livre.

Mais informação sobre este evento…