« Outubro 2019 »

de 18:00 até 19:30
Onde Biblioteca Nacional de Portugal, Lisboa
Nome do Contacto

Orador: Uwe Lübken (LMU Munique)

Segunda conferência do ciclo "HISTÓRIA DA POBREZA E DA FOME" organizado no âmbito da Linha Temática “Mundos Precários e Sustentabilidade”, coordenada por Ana Isabel Queiroz.

A História da Pobreza e da Fome é um tema complexo cuja compreensão convoca investigadores das ciências naturais, das ciências sociais e das humanidades. Visando aprofundar temas, conceitos, fontes e métodos de análise, que congregam dimensões ambientais, culturais, sociais, económicas e políticas, organiza-se um Ciclo de Oficinas e um Ciclo de Conferências sobre o tema. Estes decorrem entre Abril e Novembro de 2019.

O ciclo de conferências é aberto ao público e decorre nas mesmas datas, entre as 18:00 e as 19:30. Tem lugar no Auditório da Biblioteca Nacional de Portugal.

Uwe Lübken é professor de História Norte-Americana na Universidade Ludwig-Maximilians (LMU), Munique. Foi docente e investigador nas universidades de Colónia, Munique e Münster, no Rachel Carson Center e no Instituto de História Alemã em Washington, DC. Nos últimos anos, publicou vários livros, capítulos de livros, dossiês temáticos e artigos científicos sobre história transnacional (norte-americana) e catástrofes naturais. Das publicações destacam-se uma monografia sobre a história das inundações no rio Ohio nos séculos XIX e XX (2014) e a co-edição de obras sobre incêndios urbanos (University of Wisconsin Press, 2012), a gestão de recursos naturais numa perspetiva histórica (Berghahn Books, 2014) e as relações históricas entre as cidades e os seus rios (Pittsburgh University Press, 2016). Actualmente, o seu trabalho de investigação incide sobre os pontos de intersecção entre mobilidades e ambiente.

Mais informação sobre este evento…