« Outubro 2019 »
Do

[Conferência] Hambre, pobreza y resistencia en la postguerra española. Una abordaje de la memoria desde la antropología

O quê
  • cientifico
Quando 2019-06-06
de 18:00 até 19:30
Onde Biblioteca Nacional de Portugal, Campo Grande, Lisboa
Nome do Contacto

Organização: Instituto de História Contemporânea

Orador: David Conde Caballero (Universidad de Extremadura)

David Conde Caballero é Doutor em Antropologia e Professor na Universidade da Extremadura (Espanha). É autor de várias publicações relacionadas com a segurança alimentar em diferentes contextos e da tese “Tiempos sin pan“. Nesta obra, abordou os anos de pobreza e fome do período pós-guerra espanhol a partir de uma visão culturalista, elaborando uma etnografia sobre a maior catástrofe social que o país sofreu em todo o século XX.

Terceira conferência do ciclo organizado no âmbito da Linha Temática “Mundos Precários e Sustentabilidade”, coordenada por Ana Isabel Queiroz.

A História da Pobreza e da Fome é um tema complexo cuja compreensão convoca investigadores das ciências naturais, das ciências sociais e das humanidades. Visando aprofundar temas, conceitos, fontes e métodos de análise, que congregam dimensões ambientais, culturais, sociais, económicas e políticas, organiza-se um Ciclo de Oficinas e um Ciclo de Conferências sobre o tema. Estes decorrem entre Abril e Novembro de 2019.

O ciclo de conferências é aberto ao público e decorre nas mesmas datas, entre as 18:00 e as 19:30. Tem lugar no Auditório da Biblioteca Nacional de Portugal.

Mais informação sobre este evento…