Eventos
Outubro
« Outubro 2019 »
Do
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031
 
Acções do Documento

Conferência: "Cruzamentos da Arte e da Viagem (Pós-) Colonial na obra de José Guimarães"

O quê
  • Científico
Quando 2018-04-12
de 09:30 até 19:00
Onde Fundação Calouste Gulbenkian
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

Um dos mais galardoados artistas plásticos contemporâneos vai estar na Gulbenkian, no dia 12 de abril, para falar da sua obra. O evento constitui uma iniciativa do CHAM.
José Guimarães cruza arte e viagens na Gulbenkian
“Cruzamentos da Arte e da Viagem (Pós-) Colonial na obra de José Guimarães” é o tema de uma conferência que irá refletir e debater a forma como a vivência do artista durante as suas viagens influenciou o sentido da sua arte. O evento, que terá lugar no dia 12 de abril a partir das 9h30 no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian, terá presentes na sessão de abertura Francisco Caramelo, Diretor da NOVA FCSH, e Eduardo Lourenço, docente e filosofo. José Guimarães também intervém mais tarde no evento através de uma conversa com o público e outros intervenientes.

Nascido em 1939, José de Guimarães é considerado um dos principais artistas plásticos portugueses de arte contemporânea, exibindo uma vasta e notável obra na pintura, escultura e outras atividades criativas. Muitas das suas obras estão expostas em diversos museus europeus, bem como nos Estados Unidos, Brasil, Canadá, Israel e até no Japão.

Organizado pelo Centro de Humanidades (CHAM), o evento está inserido no projeto ArTravel, uma plataforma digital de acesso livre que tem como objetivo principal disponibilizar informações e artigos originais de autores nacionais e estrangeiros na área da arte e da viagem. A plataforma insere-se no domínio da história da arte contemporânea, mas a sua razão fundamenta-se numa História que se desenvolve em paralelo com outros domínios do saber e que vão desde a cultura visual à ciência política e à história das mentalidades, passando pelas artes plásticas, estudos artísticos e pós-coloniais. Direciona-se a estudantes, docentes, investigadores e profissionais que partilham interesses e preocupações nestas grandes áreas.

 

Entrada livre.

Ver programa do evento

Mais informação sobre este evento…

Topo da Página
classificado em: