« Setembro 2018 »
Do

Conferência: "Ser Mulher Aprende-se – Representações de género na literatura portuguesa"

O quê
  • Científico
Quando 2018-07-16
de 14:30 até 16:30
Onde Auditório 1 (Torre B, Piso 1)

Organização: Instituto de Comunicação da Nova– ICNOVA

Oradora: Prof.ª Deolinda Adão

É já no próximo dia 16 de julho, pelas 14h30, que a Prof.ª Deolinda Adão proferirá na NOVA FCSH, a convite do Instituto de Comunicação da NOVA– ICNOVA, uma conferência subordinada ao tema “Ser Mulher Aprende-se – Representações de género na literatura portuguesa”. A sessão decorrerá no Auditório 1 da NOVA FCSH.

Convida-se a comunidade académica em geral para este evento, solicitando-se inscrição prévia para o mail: icnova@fcsh.unl.pt

A intenção deste trabalho é delinear um possível mapeamento do espaço designado ao feminino na literatura portuguesa. Não pretendemos de nenhuma forma intimar que a construção do espaço do feminino se efetua em Portugal de forma alienada ao que aconteceu no resto da Europa. Pelo contrário, por regra geral os parâmetros de feminilidade que são desenvolvidos através dos tempos nos textos literários produzidos em Portugal seguem os padrões ocidentais de feminilidade vigentes no momento em que são produzidos. Também não pretendemos levar a cabo uma análise exaustiva da construção do feminino na literatura portuguesa, o que aliás já foi efetuado por vários investigadores em diversos momentos. O objetivo é recolher noções de identidade feminina desenvolvida em alguns textos emblemáticos de autoria feminina, e tentar analisar a forma como os parâmetros de feminilidade estabelecidos nesses textos entram no imaginário literário e cultural português. Basicamente o que se pretende abordar neste trabalho baseia-se na relação entre a identidade imposta e a identidade adotada, ou seja, o que se pretende focar é a forma como na literatura portuguesa as personagens femininas absorvem os parâmetros de identidade que lhes são impostos, os interiorizam, os utilizam nos respetivos processos de autoconstrução finalmente terminando por os propagar.

Entrada livre.

Mais informação sobre este evento…