« Abril 2019 »
Do

Congresso: "II Encontro da REPORT(H)A - Rede Portuguesa de História Ambiental"

O quê
  • cientifico
Quando 2017-05-04 09:30 até
2017-05-06 17:30
Onde FLUL e FCSH/NOVA
Nome do Contacto

Organização:

- Instituto de História Contemporânea da FCSH/NOVA e Centro de História da FLUL

Oradores:

- Convidados: Marcus Hall (University of Zurich), Patrícia Vieira (University of Georgetown) e Simon Pooley (Birkbeck, University of London)

O Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CH-FLUL) e o Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (IHC-FCSH/NOVA) têm o prazer de anunciar a organização conjunta do II Encontro da REPORT(H)A - Rede Portuguesa de História do Ambiente, a realizar na primavera de 2017.

A REPORT(H)A foi criada em 2015, na sequência do WCEH 2014 – II Congresso Mundial de História do Ambiente, que teve lugar em Guimarães.

O seu primeiro encontro realizou-se na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, de 5 a 7 de novembro de 2015, no quadro da IV Conferência do CITCEM. Na sequência destas iniciativas, o II Encontro REPORT(H)A voltará a juntar investigadores, docentes, alunos e peritos das áreas das ciências sociais e humanas e das ciências naturais, criando sinergias entre académicos envolvidos na História do Ambiente, e estimulando o debate sobre este campo académico, que tem vindo a ganhar visibilidade na última década.

Sob o tema transversal Desafios Ambientais numa perspetiva histórica, este encontro inscreve-se numa perspetiva de estudo transnacional e transdisciplinar, um desafio para a investigação, atualmente em debate nas ciências ambientais e nas humanidades.

Pretende-se estabelecer pontes entre diferentes formas de conhecimento e entre diferentes espaços geográficos e sociais, analisando-os nos seus contextos históricos. Neste contexto, estimulam-se as abordagens inovadoras que favoreçam uma troca de ideias e experiências de investigação, e permitam discutir novas perspetivas, conceitos, metodologias e processos no campo da História do Ambiente.

Entrada livre.

Mais informação sobre este evento…