Julho
« Julho 2017 »
Do

Congresso Internacional: "Política e Cultura na Imprensa Periódica Colonial"

O quê
  • Científico
Quando 2017-05-22 00:00 até
2017-05-25 00:00
Onde Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e Biblioteca Nacional de Portugal
Nome do Contacto

Organização: CHAM, CEC, CEI-IUL

Na esteira da constituição dos impérios europeus modernos e contemporâneos de vocação transcontinental, o colonialismo contemporâneo e o anticolonialismo foram estruturantes na configuração das ideias culturais e políticas contemporâneas e na complexidade das ideias de cultura e política.

No debate conceptual das últimas décadas a realidade dos Impérios, não só coloniais, sobressai enquanto constituinte de redes e hierarquias de locais, bem como promotora de uma multiplicação de centros dinamizadores dentro e fora da Europa.

Esta perspetiva vem originando uma nova atenção aos impérios enquanto espaços físicos de mobilidade e circulação de pessoas, bens, tecnologias, saberes e ideias, e à dimensão transfiguradora e criadora dessa mobilidade e circulação.

Sem apagar as relações desiguais subjacentes à realidade colonial, estes pontos de reflexão permitem abordagens historiográficas mais atentas à diversidade de agentes e das fontes intelectuais de reflexão sobre a modernidade.

A provincialização da Europa colonialista implica, de facto, outras formas de encarar as metrópoles imperiais, incluindo-as no ‘mundo colonial’ e perspetivando-as como espaços de confluência e de trânsito de pessoas e debates, num movimento constitutivo da sua realidade.

Entrada paga.

Mais informação sobre este evento…