« Setembro 2018 »
Do

Conversa: "Literatura e Arte"

O quê
  • cultural
Quando 2018-05-18
de 15:00 até 17:00
Onde Multiusos 3 (Edifício ID, Piso 4)
Nome do Contacto
iCal

Organização: CETAPS, pólo NOVA FCSH - Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies - Pólo NOVA FCSH

Oradores: Miguel Alarcão e João Paulo Ascenso

Miguel Alarcão é Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses e Ingleses (1981), Mestre em Estudos Anglo-Portugueses (1986) e Doutor em Cultura Inglesa (1996) pela Universidade Nova de Lisboa, em cuja Faculdade de Ciências Sociais e Humanas lecciona como Professor Associado. Autor dePríncipe dos Ladrões: Robin Hood na Cultura Inglesa (c. 1377-1837), 2001, ‘This royal throne of kings, this sceptred isle’: breve roteiro histórico-cultural da Idade Média inglesa (Séculos V-XV), 2014, e c. de 60 artigos em volumes de actas e homenagem e revistas da especialidade.

João Paulo Ascenso Pereira da Silva é Professor Auxiliar no Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde tem leccionado, desde 1992, diversas cadeiras da área da Literatura e Cultura Inglesas, bem como o seminário de Estudos Anglo-Portugueses, do Curso de Mestrado em Línguas, Literaturas e Culturas.

“Modos de Ver: a Tapeçaria de Bayeux na Era Digital” e “Do Arcadismo à Era da Sensibilidade: Representações da Natureza na Poesia Lírica, na Pintura e na Arquitectura Paisagística” tratam-se dos temas que Miguel Alarcão e João Paulo Ascenso abordarão respetivamente, na última sessão do ciclo de conversas do CETAPS. O evento, que terá lugar no dia 18 de maio às 15h na Sala Multiusos 3 do Edifício I&D, terá como tema de fundo Literatura e Arte e constitui uma iniciativa dos Junior Researchers in Anglo-American Studies (JRAAS).

Literatura e Identidade constituiu o primeiro tema do mesmo Ciclo para o mês de março, contando com as presenças de Teresa Botelho e de Iolanda Ramos, docentes do Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas. Em abril, o tema foi Literatura e Medicina, discutido pelos docentes Luís Madeira, Professor Assistente da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, e Cecília Beecher Martins, Professora Doutora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Entrada livre.