« Setembro 2019 »

Organização: ICNOVA / CIC.Digital

Oradores:

José Leitão
(Deputado Municipal, professor do MIET NOVA FCSH)
Inocência Mata
(investigadora no Centro de Estudos Comparatistas, Fac Letras, UL)
Lúcia Furtado
(Presidente da FEMAFRO)
Mamadou Ba
(Dirigente da Associação SOS Racismo)
Pedro Aires de Oliveira
(Diretor do Instituto de História Contemporânea, NOVA FCSH)

Moderação
Joana Gorjão Henriques
(Jornalista, Público)

Na semana em que se assinala o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial (21 março) a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa leva a cabo mais um debate do Ciclo “Narrativas Afro-Europeias” dedicado ao tema: “IDENTIDADES AFRO-EUROPEIAS: RECONHECIMENTO vs DISCRIMINAÇÃO”.

Numa perspetiva de cidadania, a NOVA FCSH convida interlocutores de diversos perfis e responsabilidades sociais e políticas a vir à universidade debater a temática da discriminação, mas também a das estratégias da identidade numa sociedade marcada por uma crescente diversidade etno-cultural:

Como valorizar a diferença e promover a igualdade?
Haverá uma política da(s) identidade(s) sem “outro”?
Como se constrói a comunidade da diversidade?

Neste debate estarão investigadores, ativistas, dirigentes de movimentos associativos e outros atores sociais, numa iniciativa co-organizada pela Direção da NOVA FCSH e o seu Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA), apoiada pelo Programa Europeu “Europa Para os Cidadãos”. A moderação deste debate estará a cargo da jornalista Joana Gorjão Henriques.

Toda a informação aqui: http://www.icnova.fcsh.unl.pt/2019/02/28/debate-identidades-afro-europeias-reconhecimento-vs-discriminacao/

Mais informação sobre este evento…