Dezembro

• Científico
Quando 2017-03-02 15:00 até
2017-07-06 17:00
Onde Sala 0.06 (Edifício ID, Piso 0)
Nome do Contacto
Telefone do Contacto 917802587

Organização: Maria de São José Côrte-Real (INET-md)

Oradores:

Oct. 06: Music Festival & Politics
Sofia Lopes (Or. João Soeiro de Carvalho)
“A Luta é Alegria”. Music and politics in the RTP song contest

Bart Vanspauwen (Or. Maria de São José Côrte-Real)
From feira to festival: Musidanças in Feira de S. Mateus (2013)

Mar. 02: Heritage & Sound Measurements
Susana Belchior (Or. Ana Ramos (FCT/UNL) e Salwa Castelo-Branco)
Gramophone acoustic records: a material approach

Miguel Carvalho (Or. Vincent Debut e José Vieira Antunes (ITN/IST/UL))
Bell design and tuning techniques through the ages

Pedro Castro (Or. Cristina Fernandes & Jorge Correia (Universidade de Aveiro)
The court serenata in the time of queen Maria I

Apr. 06: Music Registration, Exhibition and Archivology
Isabel Campelo (Or. João Soeiro de Carvalho)
Within the recording studio

Alcina Cortez (Or. Salwa Castelo-Branco e Noel Lobley (EUA)
Sound epistemologies in museums

Samuel Mund (Or. Raimund Vogels, Hildesheim University/Germany)
Music and Ethnomusicological Sound Archives

May 04: Monarchic Resonances
Diana Vinagre (Or. Rui Vieira Nery e Cristina Fernandes)
The Obligatto Cello in Portuguese Sacred Music

Miguel Jalôto (Or. Rui Vieira Nery e Cristina Fernandes)
Style, Genre and Form in the musical works by Antonio Tedeschi (1702-1770)

José Nelson Cordeniz (Or. João Soeiro de Carvallho)
Mafra’s Royal Bell Sets

Jun. 01: Music in Lisbon
Gonçalo Antunes de Oliveira (Or. Salwa Castelo-Branco)
Music Theater in Lisbon

Leonor Losa, (Or. Salwa Castelo-Branco)
[Ricardo Ribeiro: details of career and style] to confirm

Carlos Cavallini, (Or. Salwa Castelo-Branco)
New MPB in Lisbon: the role of the Portuguese capital in the new Brazilian music

Jul. 06: Musical Subjects
Miguel Almeida (Or. Salwa Castelo-Branco)
[Sound recording details] to confirm

Ricardo Andrade (Or. Salwa Castelo-Branco)
Portuguese Rock in the 1970s

Marco Freitas (Or. João Soeiro de Carvalho)
Political songs in Mozambique

Na quinta-feira, 2 de março, há mais uma sessão da já tradicional discussão pública de doutorandos e orientadores da série Doctoral Forum do INET-md, já na sua terceira edição do novo formato em inglês, para treino de participação internacional académica. Desta vez a sessão desenvolver-se-á a propósito de património musical, de detalhes materiais e de medidas várias associados ao som na era dos gramofones no início século XX, no tempo de D. Maria I e, daí para trás, na produção sineira com vestígios em Portugal.

Os doutorandos Susana Belchior, Miguel Carvalho e Pedro Castro discutem detalhes dos seus trabalhos, respetivamente acerca de composição química de discos antigos, importantes para as decisões estratégicas de preservação e digitalização, orientada por Ana Ramos da Faculdade de Ciências e Tecnologia e Salwa Castelo-Branco (INET-md/FCSH/NOVA); acerca de desenho de sinos e técnicas de afinação, orientado por Vincent Debut (INET-md/FCSH/NOVA) e José Vieira Antunes do Instituto de Tecnologia Nuclear da Universidade de Lisboa; e ainda acerca de fontes musicais para a caracterização das serenatas na corte no tempo de D. Maria I, num estudo orientado por Jorge Correia, da Universidade de Aveiro, e por Cristina Fernandes (INET-md/FCSH/NOVA).

As sessões anteriores, com sala cheia e participação de instituições diversas, revelaram-se proveitosas. A 6 de outubro Sofia Vieira Lopes e Bart Vanspauwen apresentaram e discutiram detalhes de organização e interpretação de significados vários de festivais musicais e políticas diversas, nomeadamente acerca de intervenção operária no Festival da Canção da RTP e da presença do festival lusófono Musidanças, na velha feira de S. Mateus em Viseu, a partir das suas perspetivas etnomusicológicas sustentadas em longo trabalho de campo expresso nos seus textos orientados por João Soeiro de Carvalho e Maria de São José Côrte-Real (INET-md/FCSH/NOVA).

A 6 de abril Isabel Campelo e Alcina Cortez do INET-md e Samuel Mund da Universidade de Hildesheim, na Alemanha, apresentam e discutem detalhes de gravação musical em estúdio, exposição museológica e arquivologia musical, resultantes dos seus trabalhos orientados por João Soeiro de Carvalho e Salwa Castelo-Branco (INET-md/FCSH/NOVA), Noel Lobley da Universidade de Virgínia, nos EUA e Raimund Vogels, da Universidade de Hildesheim, que acompanhará o seu orientando a Lisboa para esta ocasião.

A série prolonga-se com novas sessões a 4 de maio, a 1 de junho e a 6 de julho com temas como Ressonâncias Monárquicas, a propósito do sítio sineiro de Mafra e outras obras musicais na corte de D. João V, ou como Música em Lisboa a propósito da música no teatro de revista do empresário Vasco Morgado ou da influência da capital portuguesa na nova musica popular brasileira. Isto entre outros, como os que levarão público a tomar contacto com estudos acerca do desenvolvimento do rock em Portugal nos anos de 1970, ou com as canções políticas em Moçambique em torno da independência do novo estado nação africano.

O Fórum de Doutorandos do INET-md FCSH/NOVA tem lugar sempre na 1ª quinta-feira do mês, entre as 15h e as 17h na Sala 006 do Edifício ID.

É bem-vinda a participação de quem estiver interessado!

Conheça o programa e cartazes do evento