« Novembro 2018 »

• cultural
Quando 2018-02-28
de 18:00 até 21:00
Onde Auditório 002 (Torre A, Piso -1)
Nome do Contacto

Organização: JRAAS (Junior Researchers in Anglo-American Studies)

Oradora: Maria de Jesus Relvas | Doutorada em Letras/Literatura Inglesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. As suas principais áreas de interesse científico incluem Literatura e Cultura da Idade Média e do Renascimento Ingleses. É investigadora integrada do CEAUL (Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa)e membro associado da SEDERI (Sociedade Espanhola e Portuguesa de Estudos Renascentistas Ingleses).

A transposição de uma história para diferentes géneros ou meios de expressão artística é um processo quase tão antigo como a própria arte. Em tempos, a transferência de um texto para a dramatização em palco constituía uma das únicas formas de tornar acessíveis a populações largamente analfabetas as narrativas que coloriam o imaginário da época. Com o nascimento da sétima arte nos primórdios do século XX, a problemática da adaptação revestiu-se de novos contornos, à medida que as obras dos grandes autores e dramaturgos da História da Literatura foram adquirindo diferentes configurações no grande ecrã.
É com o propósito de tentar compreender as implicações específicas do processo de adaptação do texto dramático para filme que o grupo Junior Researchers in Anglo-American Studies (JRAAS) promove a realização do Ciclo de Cinema From Stage to Screen.

O ciclo arranca no dia 28 de Fevereiro, pelas 18h (Auditório 002, Torre A), com a projecção do filme Coriolanus (2011), uma adaptação da peça homónima de William Shakespeare. A longa-metragem de Ralph Fiennes transpõe para a contemporaneidade uma das três tragédias romanas do dramaturgo, reinterpretando a história de ascensão e queda do general Coriolanus e moldando-a a um cenário social e político moderno.
A exibição do filme será sucedida pelo comentário de análise da Professora Doutora Maria de Jesus Relvas e por um subsequente período de discussão.

Entrada livre.