« Agosto 2019 »

• cultural
Quando 2018-04-11
de 18:00 até 21:00
Onde Auditório 2 (Torre B, Piso 3)
Nome do Contacto

Organização: JRAAS (Junior Researchers in Anglo-American Studies)

Oradora: Professora Doutora Teresa Botelho

No seguimento da projeção do filme Coriolanus, o Junior Researchers in Anglo-American Studies (JRAAS) dá continuidade ao ciclo de cinema semestral From Stage to Screen, desta feita com uma sessão dedicada a Fences (2016), adaptação da peça homónima de August Wilson, datada de 1985. A atividade está agendada para dia 11 de abril, pelas 18h (Auditório 2, Torre B).
Fences, em particular, transporta-nos para a Pensilvânia dos anos 50, onde Troy, um homem de meia-idade que trabalha na recolha do lixo e luta diariamente para sustentar a sua família, vive com a amargura de ter visto o seu sonho de jogar no campeonato principal de basebol impossibilitado pela barreira racial. No seu argumento de adaptação, Denzel Washington preserva a dimensão teatral da encenação e do texto de Wilson, soprando uma nova vida a uma história que, pela premência das problemáticas sociais que aborda, merece uma revisão e um estudo continuados.
A exibição da longa-metragem será sucedida pelo comentário de análise da Professora Doutora Teresa Botelho e por um subsequente período de discussão.
Teresa Botelho é doutorada pela Universidade de Cambridge e é Professora Associada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde leciona várias unidades curriculares que se inserem na área científica dos Estudos Norte-Americanos. De entre os seus interesses e opções de investigação, destacam-se as utopias e distopias tecnológicas, o pós-humano, literatura norte-americana, teoria da identidade, cultura visual e cinema, a relação estabelecida entre literatura e ciência e, por fim, as representações.

Entrada livre.