Eventos
Dezembro
« Dezembro 2017 »
Do
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31
 
Acções do Documento

Exibição do filme: “Wanda” de Barbara Loden

O quê
  • cultural
Quando 2017-03-29
de 19:00 até 22:00
Onde Espaço Nimas, Avenida 5 de outubro
Nome do Contacto
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

Organização: Cluster Photography and Film StudiesInstituto da História da Arte/FCSH/NOVA, Leopardo Filmes e Medeia Filmes

Curadoria: Bruno Marques, Luís Mendonça, Mariana Marin Gaspar e Sabrina D. Marques

Oradores:

Filipa Rosário é investigadora de Pós-Doutoramento e trabalha sobre “Paisagens no Cinema Português dos últimos 50 anos”. Coordena, no Centro de Estudos Comparatistas, o projeto “O Cinema e o Mundo - Estudos sobre Espaço e Cinema” e leciona Cinema Português na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É co-coordenadora do Grupo de Trabalho Paisagem e Cinema da AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. É doutorada em Estudos Artísticos – Estudos do Cinema e Audiovisual, pela mesma universidade, com a tese “IN A LONELY PLACE - Para uma Leitura do Espaço do Road Movie a partir da Representação da Cidade Norte-americana”.

Fernando Guerreiro, docente da Faculdade de Letras de Lisboa (Literaturas Românicas, Artes do Espectáculo). Tem escrito sobre problemas de representação, nomeadamente no cinema. Publicou recentemente "Cinema El Dorado - Cinema e Modernidade" (Colibri, 2015).

Luís Mendonça é doutor em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, sob orientação da Prof.ª Doutora Margarida Medeiros. Tem mestrado na mesma área e pela mesma Faculdade, na especialidade de Cinema e Televisão, sob orientação do Prof. Doutor João Mário Grilo. Co-fundou e é um dos editores do site de cinema "À pala de Walsh"

 

O Instituto de História da Arte (IHA), organiza, com a Medeia Filmes e a Leopardo Filmes, o ciclo de cinema “Género & Identidade”, onde serão debatidas questões relacionadas com estas temáticas, a partir de uma seleção de 12 filmes.

Desde 15 de fevereiro e até 19 de julho, após a exibição de cada filme, os investigadores da FCSH/NOVA vão debater, com críticos de Cinema, especialistas em Estudos de Género, escritores, artistas e outros, estas obras, clássicas e contemporâneas, que funcionam como exemplos transgressores em relação aos códigos e costumes dominantes nas suas épocas.

Ao longo da sua história, o cinema foi, muitas vezes, arte e veículo transgressor de uma releitura e desconstrução dos clássicos papéis atribuídos ao feminino e masculino. Relevando o papel que esta problemática ocupa na articulação com as múltiplas dimensões do “político” e, particularmente, das chamadas “políticas da identidade”, o cinema tem permitido aflorar tópicos tão sensíveis como o questionamento dos padrões da “normalidade”, dramatizando conflitos e dilemas existenciais afetos aos difíceis processos de construção e reinvenção da identidade e trazendo para o centro do debate os temas da censura, da proibição e do tabu em íntima correlação com os do preconceito, poder, hierarquia, sexismo, exploração e repressão sexual.

É a partir destas ideias que se constitui o programa do ciclo “Género e Identidade”, dividido em quatro momentos: (Re)definições do Feminino, Subjugação e violência, ‘Women Power’ e "Queer & Transgénero".

A 29 de março, será exibido o filme “Wanda” (1970), de Barbara Loden. Wanda segue os passos de uma mulher que abandonou o seu papel de mãe e esposa para se entregar a um caminho de aventura, vício e danação. Após a projeção desta obra haverá um debate, no qual participarão Fernando Guerreiro e Filipa Rosário, com a moderação de Luís Mendonça.

 

Valor da entrada: 4€

Mais informação sobre este evento…

Topo da Página
classificado em: