« Maio 2017 »

2017-06-30 18:00
Nome do Contacto

Organização: CLUNL

Conferencistas convidados: Martin Becker | Universidade de Colónia; Gilles Philippe | Université de Lausanne; Patrick Charaudeau | Université Paris 13.

Desde 2009, e de dois em dois anos, a Conferência Internacional Gramática & Texto (GRATO) tem vindo a constituir-se como uma marca distintiva e agregadora da investigação que caracteriza o Grupo Gramática & Texto.

A GRATO 2017 realiza-se em Lisboa, nos dias 28, 29 e 30 de junho, na FCSH/NOVA.

A GRATO 2017 organiza-se à volta de três temas centrais:

Gramática & Gramaticalização: Com o lançamento deste tema pretende-se convocar a apresentação de propostas de descrição/explicação de fenómenos gramaticais a partir de diferentes perspetivas teóricas e metodológicas. Assim, procura-se encontrar um espaço de debate em que cada uma das vertentes do tema, ou a articulação das duas, contribua - desejavelmente de forma relevante - para o estudo das formas e das construções das línguas naturais.

Texto & Textualização: No âmbito deste tema, encarando o objeto texto tanto em termos de processo como de produto, procurar-se-á caracterizar diferentes formas de ‘fazer texto’ e analisar classes de texto ou textos singulares, dando conta da articulação entre aspetos contextuais e linguísticos determinantes e evidenciando o funcionamento praxiológico e gnosiológico associado à atividade de linguagem.

Discurso & Discursividade: Partindo da conceção de enunciado como unidade linguístico-discursiva, pretende-se mostrar a relação entre o discurso, as condições de produção e a ação social, enfatizando o processo de discursividade, entendida como o conjunto de formas e de conteúdos numa co-construção permanente.

COMO PARTICIPAR?
Pode participar na Grato 2017 quer com uma Comunicação (20 minutos + 10 minutos de discussão) e/ou um Poster que poderá incidir sobre um dos temas da Conferência ou sobre perspetivas que estabeleçam pontos de cruzamento entre eles.

Valor da entrada:
80 euros, público em geral.
50 euros, estudantes.

Mais informação sobre este evento…