Dezembro
« Dezembro 2018 »
Do

Jornadas de Cognição e Linguagem - Intersubjetividade, discurso, metáfora e construções gramaticais: Abordagem cognitiva à Língua Portuguesa (PE e PB)

O quê
  • Científico
Quando 2018-10-27
de 09:30 até 12:30
Onde Multiusos 2 (Edifício ID, Piso 4)
Nome do Contacto

Organização: Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa

Oradores: Hanna Batoréo (Universidade Aberta e CLUNL, Coordenadora do grupo CLCM); Lilian Ferrari (UFRJ, Rio de Janeiro); Ana Margarida Abrantes (UCP, Lisboa); Ana Pelosi (UFC – Fortaleza, Ceará e UNISC, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul) & Fernanda Cavalcanti (UERJ, Rio de Janeiro); Carla Almeida (Universidade Aberta, Porto); Mariangela Rios de Oliveira (UFF, Niterói, Rio de Janeiro); José Teixeira (univ. Minho, Braga)

O recém-remodelado Grupo de Cognição, Linguagem e Comunicação Multimodal - CLCM do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL) tem o prazer de convidar todos os interessados para participarem nas Jornadas de Cognição e Linguagem.

As Jornadas de Cognição e Linguagem terão como foco específico o tema de "Intersubjetividade, discurso, metáfora e construções gramaticais". Os investigadores portugueses e brasileiros do Grupo CLCM irão apresentar, neste encontro, as pesquisas desenvolvidas no âmbito da Língua Portuguesa, seguindo o enquadramento teórico da Linguística Cognitiva em diálogo interdisciplinar com outras áreas e domínios científicos, demonstrando como o trabalho de investigação de cada um foca aspetos do tema proposto para as Jornadas e fundamentando o seu trabalho nos dados linguísticos provenientes da linguagem-em-uso quer no Brasil (PB) quer em Portugal (PE).

As Jornadas terão lugar no dia 27 de outubro (sábado), das 9h30 às 12h30, na Sala Multiusos 2 (4.º piso do Edifício I&D) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (Av. de Berna, 26, 1069-061 Lisboa).

Entrada livre.

Mais informação sobre este evento…