Dezembro
« Dezembro 2018 »
Do

Jornadas sobre Tradução ​de Espanhol para Português e de Português para Espanhol

O quê
  • Científico
Quando 2018-10-19
de 09:45 até 18:00
Onde Auditório 001 (Torre A, Piso -1)
Nome do Contacto
iCal

Organização: CHAM-Centro de Humanidades (FCSH-UNL), Núcleo de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos (UNL) e Facultad de Traducción e Interpretación (Universidad de Granada).

Comissão Organizadora: Isabel Araújo Branco, Marco Neves, Beatriz Moriano, José Antonio Sabio Pinilla e Ana Díaz Ferrero.

Oradores:
José Antonio Sabio Pinilla (Universidad de Granada), Ana Díaz Ferrero (Universidad de Granada), Jesús Caurel Santiago (Universidad de Granada), Fátima Castanheira (Associação Portuguesa de Empresas de Tradução, APET), Paula Ribeiro (Associação Portuguesa de Tradutores e Intérpretes, APTRAD), Martha Esperanza Ramos de Echandia (Associação Portuguesa de Tradutores, APT), Ángel Alegre Marco (tradutor), Jesús Caurel Santiago (Universidad de Granada), Marco Neves (Universidade Nova de Lisboa), Pedro Santa María de Abreu (Universidade Nova de Lisboa); Carlos da Veiga Ferreira (editor da Teodolito), João Concha (editor da não-edições), Francisco Belard (crítico literário e jornalista), Miguel Viqueira (tradutor), Alberto Simões (tradutor), Miguel Filipe Mochila (tradutor) e Jorge Gimeno (tradutor), Maria Fernanda de Abreu​ (Universidade Nova de Lisboa).

A tradução do par linguístico espanhol e português é muito pouco estudada, inclusive nas universidades de Portugal e de Espanha. Trata-se de dois países muito próximos geograficamente, mas nem sempre as relações históricas, sociais e políticas têm permitido o conhecimento mútuo mais desejável.

Com as I Jornadas sobre Tradução de Espanhol para Português e de Português para Espanhol, a Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e a Universidade de Granada (Espanha) pretendem aprofundar os estudos de tradução tanto de espanhol para português, como de português para espanhol, promovendo uma iniciativa académica inovadora no panorama ibérico. Para isso, contarão com um importante conjunto de professores, investigadores, tradutores e editores com experiência nesta área. A primeira edição desta iniciativa terá lugar a 19 de Outubro na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.

Entrada livre.

Mais informação sobre este evento…