« Setembro 2019 »
Do

O teatro de revista como palco de trocas culturais: um diálogo entre o Brasil e Portugal

O quê
  • cientifico
Quando 2015-02-18
de 12:00 até 14:00
Onde Auditório 3 (Torre B, Piso 5)

Organização: Departamento de Ciências da Comunicação - Cláudia Madeira

Oradora: Marilda Santanna

Este seminário busca caracterizar e comparar o teatro de revista brasileiro e português, quanto às categorias: convenções, estrutura, personagens-tipo e temas. As revistas brasileiras selecionadas foram: O Mandarim de Arthur Azevedo e Moreira Sampaio encenada em 1884; Rio nu de Moreira Sampaio e Antônio Quintiliano encenada em 1896 e a Revista Carnavalesca Gato, baeta e carapicu de Cardoso de Menezes, com música de Mossurunga encenada em 1920 com estreia em 24 de janeiro. As revistas portuguesas selecionadas foram Tintim por tintim da Cia de Souza Bastos que chegou ao Brasil em 1892 e a revista Bola de sabão de Lino Ferreira e Arthur Rocha, encenada em 1918 em Lisboa com músicas de Luz Júnior. Para tanto, utilizar-se-á de um recorte histórico do final do século XIX, particularmente, o ano de 1884, até o final da década de 1920. Esta pesquisa assume um caráter qualitativo e trabalha numa perspetiva Multidisciplinar, considerando contribuições que vêm da História, da arte em geral e do teatro musicado em particular e dos Estudos Culturais.

Marilda Santanna é Professora permanente do Programa multidisciplinar de pós graduação em Cultura e Sociedade, do Mestrado profissional em Artes-PROFARTES, e professora adjunta III do Instituto de Humanidades Artes e Ciências prof. Milton Santos-IHAC/UFBA. Pós doutora pela Universidade de Lisboa com pesquisa sobre Trocas culturais entre o Teatro de Revista em Portugal e no Brasil. Possui Doutorado em Ciências Sociais, mestrado em Artes Cênicas e graduação em História pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente coordena a pesquisa A genealogia da intérprete na canção brasileira no grupo Canto de cada canto ligado ao CULT- Centro de pesquisa multidisciplinar em Cultura, da UFBA. Na área de gestão Cultural é Criadora, gestora e curadora do Projeto Troféu Caymmi desde 1985 - Projeto que estimula, revela novos talentos e movimenta a cadeia produtiva da música. É curadora do Festival de humor performance e faz parte do conselho editorial da revista Multidisciplinar da UNIT. Cantora com dois CDs solo lançados em 2002 e 2012, permanece em cartaz desde 2009 com o projeto Sarau Caymmi em três tempos: a cidade, o mar, os amores. Com um livro lançado As donas do canto: uma interpretação Sociológica das estrêlas-intérpretes no Carnaval de Salvador pela EDUFBA; possui um capítulo no livro "Sortilégios da voz cantada" lançado em 2013 pela Letra e Voz.Como pesquisadora atua principalmente nos seguintes temas-áreas: História, Ciências sociais, Cultura e Arte, Música e identidade, Teatro, dentre outros.