« Setembro 2019 »
Do

"Pão, carne e água: memórias de Lisboa Medieval"

O quê
  • cientifico
Quando 2019-04-23 18:00 até
2019-07-26 18:00
Onde Arquivo Nacional da Torre do Tombo
iCal

Inaugurada na Torre do Tombo no dia 23 de abril, a exposição "Pão, carne e água: memórias de Lisboa Medieval" pretende dar a conhecer memórias fundamentais da nossa história coletiva, em particular da capital, relacionadas com o abastecimento alimentar na Idade Média.

Com curadoria científica de Amélia Aguiar Andrade e Mário Farelo, docentes e historiadores da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH), a exposição tem como objetivo dar a conhecer o rico património medieval conservado pela Câmara Municipal de Lisboa e tem como elementos fundamentais o pão, a carne e a água.

Na mostra vão estar patentes diversos documentos, objetos e imagens do Arquivo Municipal, do Castelo de São Jorge/EGEAC, do Centro de Arqueologia de Lisboa, do Museu de Metrologia, do Archivo Real y General de Navarra e do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, e outros disponibilizados pela Biblioteca Nacional de Espanha, pela Biblioteca Nacional de Portugal, pelo Museu Nacional de Arte Antiga e pela Biblioteca da Universidade de Leiden.

Para além das mais antigas posturas instituídas pelo concelho de Lisboa, o pergaminho datado de 1383 recentemente adquirido pelo Estado português no OLX, e que por isso fez manchetes nos jornais, será também pela primeira vez exibido ao público na exposição. Recorde-se que a relíquia histórica foi comprada pela Torre do Tombo por 750 euros, valor pelo qual foi colocada à venda online, e contém a escritura do Castelo de Lisboa.

A exposição, uma organização do Arquivo Municipal de Lisboa e Instituto de Estudos Medievais da NOVA FCSH, vai decorrer de 24 a abril a 26 de julho na Sala de Exposições do Arquivo Nacional da Torre do Tombo. A 30 de maio será lançado o respetivo catálogo. A entrada é sempre livre.

Mais informação sobre este evento…