« Junho 2017 »
Do

Seminário: "Cultura, Ciência e Política em Portugal no Século XX"

O quê
  • Científico
Quando 2017-04-26 18:00 até
2017-06-14 20:00
Onde Edifício ID, Sala 0.06
Nome do Contacto

Organização:

• Instituto de História Contemporânea
  • Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudo em Música e Dança,
  • Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade NOVA de Lisboa

Terceira série de um seminário livre oferecido em conjunto pelo Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudo em Música e Dança, pelo Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade NOVA de Lisboa e pelo Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa que tem como objetivo debater as relações entre inteletuais, cientistas e artistas, por um lado, e o poder político, por outro.

Este seminário visa explorar a forma como, ao longo do século em questão, ciência e cultura, designadamente as artes, foram fazendo parte do arsenal de estratégias governativas ao dispor do poder político para adestrar e conduzir as condutas de indivíduos e da população em geral. Em contrapartida, o seminário procura ainda explorar a forma como a mesma relação teve tradução nos produtos simbólicos oriundos de cada um desses domínios e nos itinerários sociais e políticos de artistas, cientistas e intelectuais.

Paralelamente, interessa-nos ainda olhar para o próprio Estado (e para o seu crescimento) enquanto resultado (parcial) e veículo de determinadas ambições políticas e corporativas (profissionais) da parte dos mesmos.

Finalmente, a um nível historiográfico, importa confrontar a opção reiterada por histórias da cultura e história da ciência separadas e testar a possibilidade e a utilidade de optar por uma história político-intelectual integrada.

A entrada é livre.

PROGRAMA:

• 26 de abril: Engenharia, Arquitectura e Governo do Território - com Marta Macedo e Joana Cunha Leal
  • 3 de maio: Artes Plásticas, Ciência e Modernismos - com Mariana Pinto dos Santos e Tiago Saraiva
  • 17 de maio: Antropologia, Cinema e Império - com Catarina Alves Costa e Rui M. Pereira
  • 31 de maio: Rádio, Bailado e Nacionalismo Musical - com Pedro Moreira e Rosa Paula Rocha Pinto
  • 14 de junho: Estado, Políticas Culturais e Políticas Científicas - com Jorge Ramos do Ó e Tiago Brandão*

*a confirmar

Mais informação sobre este evento…